A Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) e o Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MPMG) assinaram um acordo para dar continuidade aos editais de concursos públicos 1/2024, 2/2024, 3/2024, 4/2024, 5/2024/ 6/2024 e 7/2024, para contratação de professores. O termo de autocomposição reflete o interesse público com relação à Ação Civil Pública nº 5137253-93.2024.8.13.0024, que havia suspendido o andamento dos editais, e foi possível após mútuas concessões e reconsiderações das posições iniciais de ambas as partes.
A UEMG se comprometeu a reservar o percentual no mínimo de 10% das vagas a pessoas com deficiência, em todos concursos públicos de provas e títulos, assim como nos processos seletivos para contratação temporária. O percentual será aplicado sobre o total de vagas ofertadas nos certames, independentemente da especialidade ou área de conhecimento.
O Ministério Público reconheceu não ter ocorrido prejuízo absoluto às pessoas com deficiência nos editais de concursos de 2/2024 a 7/2024, haja vista que, do total de inscrições, muitas são de candidatos declarados como pessoas com deficiência e que obtiveram aprovação nas classificações preliminares. Desse modo, ficou estabelecida a continuidade da execução dos referidos editais, sem a necessidade de repetição dos atos já cumpridos, considerando as adequações realizadas em relação à distribuição das vagas destinadas a pessoas com deficiência, conforme publicações realizadas em novembro de 2024.
Estiveram presentes na celebração do termo, pela UEMG, a reitora, professora Lavínia Rosa Rodrigues, e o superintendente de Recursos Humanos, Rafael Maia Nogueira; pelo Ministério Público, a promotora de Justiça Erika de Fátima Ribeiro, oficiante no Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa e da Pessoa com Deficiência, e o promotor de Justiça Leonardo Costa Coscarelli, oficiante na 22ª Promotoria de Justiça.
A Universidade do Estado de Minas Gerais e o Ministério Público do Estado de Minas Gerais firmaram termo de autocomposição em que, a partir de mútuas concessões e reconsiderações de suas posições iniciais, as partes alcançaram um acordo que melhor reflete o interesse público com relação à Ação Civil Pública nº 5137253-93.2024.8.13.0024, que suspendeu o andamento dos Editais de Concurso Público UEMG nº 01/2024, 02/2024, 03/2024, 04/2024, 05/2024, 06/2024 e 07/2024.
A Universidade se comprometeu a reservar o percentual no mínimo de 10% das vagas, a pessoas com deficiência, em todos Concursos Públicos de provas e títulos e, ainda, nos processos seletivos para contratação temporária. O percentual será aplicado sobre o total de vagas ofertadas nos certames, independentemente da especialidade ou área de conhecimento.
O Ministério Público reconheceu não ter ocorrido prejuízo absoluto às pessoas com deficiência nos editais de concursos de 02/2024 a 07/2024, haja vista que do total de inscrições, várias são de candidatos declarados como pessoas com deficiência e que obtiveram aprovação nas classificações preliminares. Desse modo, ficou estabelecida a continuidade da execução dos referidos Editais sem necessidade de repetição dos atos já cumpridos, considerando as adequações realizadas quanto à distribuição das vagas destinadas a pessoas com deficiência, conforme publicações em novembro de 2024.
Estiveram presentes na celebração do termo, pela UEMG, a Magnífica Reitora, professora Lavínia Rosa Rodrigues e o Superintendente de Recursos Humanos, Rafael Maia Nogueira, e pelo MPMG a Promotora de Justiça Erika de Fátima Matozinhos Ribeiro, oficiante no Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa e da Pessoa com Deficiência, e o Promotor de Justiça Leonardo Costa Coscarelli, oficiante na 22ª Promotoria de Justiça.
A promotora de Justiça Erika de Fátima Matozinhos Ribeiro; o promotor de Justiça Leonardo Costa Coscarelli; o superintendente de Recursos Humanos da UEMG, Rafael Maia Nogueira; e a reitora da UEMG, professora Lavínia Rosa Rodrigues (foto: divulgação/UEMG)
Na tarde do último domingo, 17.567 candidatos ao Vestibular UEMG 2025 abriram seu caderno de provas e se depararam com uma proposta de redação que incentivou uma reflexão sobre um projeto de Lei aprovado no Congresso Nacional brasileiro que limitava os casos de uso de aparelhos eletrônicos, como tablets e celulares, nos espaços públicos e privados por estudantes da Educação Básica. No dia seguinte à realização das provas, o Presidente da República sancionou o projeto, tornando-o a Lei Federal nº 15.100/2025.
A proposta de redação apresentava dois textos motivadores, cada um contendo entre cinco e seis linhas. O primeiro é de autoria da Agência Senado, contextualizando o projeto de Lei, que teria como "propósito proteger a saúde mental, física e psíquica de crianças e adolescentes, proibindo o uso de dispositivos eletrônicos, como telefones celulares durante as aulas, recreios e os intervalos, com exceções para fins pedagógicos ou em casos de emergência. A utilização desses dispositivos também é permitida para garantir a acessibilidade, inclusão e atender às condições de saúde dos estudantes".
O outro texto, um trecho creditado como pertencente ao Relatório Anual de Educação da Unesco de 2023, apontou a incipiência de leis no mundo para coibir o uso desses aparelhos nos locais de ensino, informando que menos de 25% dos países possuiriam dispositivos legais nesse sentido, destacando a China, que limita em 30% o tempo de uso de equipamentos eletrônicos em recursos educacionais, e Itália e EUA, que proíbem uso de ferramentas ou redes sociais específicas nas escolas.
Com a iminência do Brasil se somar a esse grupo, a questão de redação solicitava que o candidato(a) apontasse, em texto de gênero discursivo e argumentativo, os pontos positivos e negativos dessa iniciativa.
Nas redes sociais e em entrevistas realizadas com os candidatos após a prova, o tema foi elogiado por sua relevância e tempestividade. Andriele dos Santos, de 22 anos, fez a prova em João Monlevade para o curso de Engenharia Metalúrgica: “Achei a prova tranquila e o tema da redação muito interessante, parte do nosso cotidiano”. A candidata ao curso de Direito em Ituiutaba, Liana Tostes, de 59 anos, também aprovou: “Achei a redação tranquila, gostei do tema e acredito ter ido muito bem!”. Já Maria Eduarda Santiago, de 20 anos, que concorre a uma vaga o bacharelado em Educação Física na UEMG de Divinópolis, refletiu como o tema afeta a própria trajetória: "Eu sou mais uma vítima, né? Querendo ou não eu também estava falando sobre mim, o que, de certa forma, me ajudou na hora de escrever. Já era para eu ter entrado para a faculdade, mas o celular me atrapalhou muito”, analisa.
As opiniões dos candidatos encontraram respaldo nas de alguns docentes: "O tema sobre uso de celulares em salas de aula foi muito atual, uma coisa polêmica, muito discutida atualmente e isso é interessante, pois hoje os jovens usam muito e estão habituados”, afirmou o diretor da UEMG Frutal, professor Leandro Pinheiro. Karol Natasha Castanheira, que é vice-diretora da mesma Unidade Acadêmica, concorda que o tema simultaneamente instigou e facilitou os candidatos em suas argumentações: “essa geração está imersa nas tecnologias digitais e pode discutir e argumentar [sobre elas] de uma forma bastante coerente”, pontua.
Com o gabarito já publicado, o resultado preliminar do Vestibular UEMG 2025, que já contará com a nota da redação, será publicado no dia 11/02.
O vestibular é uma importante etapa da vida, um momento crucial para muitos estudantes. Neste domingo (12), aconteceu a aplicação das Provas de Conhecimentos Gerais do Vestibular UEMG 2025, que abrangem questões de múltipla escolha e redação.
Foram mais de 24 mil inscritos para as provas aplicadas em 18 localidades do Estado, sendo elas: Abaeté, Araguari, Barbacena, Belo Horizonte, Campanha, Carangola, Cláudio, Diamantina, Divinópolis, Frutal, Guanhães, Ibirité, Ituiutaba, João Monlevade, Leopoldina, Passos, Poços de Caldas e Ubá. Ao todo, são oferecidas 4.811 vagas para 131 cursos de graduação, sendo os cursos de Medicina, Psicologia e Direito os mais procurados desta edição.
Os portões para o início da prova foram abertos às 12h30 e fechados às 13h30, com as provas tendo início às 14h. Já a saída foi possível a partir das 16h, com a prova sendo encerrada às 17h, com exceção para quem pediu atendimento especial.
O acesso foi tranquilo em todas as unidades, que também contaram com suporte de ambulância e da Polícia Militar e outros serviços de acessibilidade aos candidatos, como leitores para candidatos com deficiência visual e intérprete de Libras.
De acordo com a MS Concursos, empresa organizadora do Vestibular, a aplicação das provas em todas as cidades ocorreu eficientemente, garantindo a tranquilidade dos candidatos e a segurança do processo seletivo.
A pró-reitora da UEMG, professora Patrícia Caetano de Araújo, também presidente da Comissão Permanente do Vestibular da UEMG, esteve presente na aplicação das provas em Belo Horizonte e compartilhou suas impressões: “Chegamos ao momento dos nossos mais de 24 mil candidatos fazerem suas provas, que estão sendo aplicadas em 18 municípios do estado. Essa organização exigiu muito cuidado e nós estamos com a expectativa de tudo correr muito bem, desejando boa sorte para os candidatos nos diversos cursos de graduação da UEMG.. Estamos muito felizes com toda a organização para hoje”, comentou.
Os cartões de prova já foram divulgados e os candidatos podem acessá-los na Área do Candidato. Conforme o edital do processo seletivo, o gabarito oficial e os Cadernos de Prova deverão ser publicados nesta segunda-feira, 13/01. O resultado preliminar será divulgado no dia 11/02, após a realização da etapa das Provas de Habilidades Específicas, exclusivas para os candidatos aos cursos da Escola de Música da UEMG, em Belo Horizonte.
Error
Noticias
Foto: divulgação/UEMG
Ubá (foto: divulgação/UEMG)
Poços de Caldas (foto: divulgação/UEMG)
Passos (foto: divulgação/UEMG)
Leopoldina (foto: divulgação/UEMG)
João Monlevade (foto: divulgação/UEMG)
Ituiutaba (foto: divulgação/UEMG)
Ibirité (foto: divulgação/UEMG)
Guanhães (foto: divulgação/UEMG)
Frutal (foto: divulgação/UEMG)
Divinópolis (foto: divulgação/UEMG)
Cláudio (foto: divulgação/UEMG)
Carangola (foto: divulgação/UEMG)
Campanha (foto: divulgação/UEMG)
Belo Horizonte (foto: divulgação/UEMG)
Belo Horizonte (foto: divulgação/UEMG)
Barbacena (foto: divulgação/UEMG)
Araguari (foto: divulgação/UEMG)
Abaeté (foto: divulgação/UEMG)
Diamantina (foto: divulgação/UEMG)
Perfis dos candidatos
Todos os anos, a diversidade é uma das características entre candidatos. Eles variam em idade, interesse, história, origem e gênero, e muitos já possuem experiência profissional, buscando um novo diploma para subir na carreira. Outros acabaram de terminar o ensino médio e esperam ingressar no ensino superior para alcançar o sucesso profissional e contribuir para uma sociedade diversificada e com maiores oportunidades.
Enzo Manella Neto, de 20 anos, sempre teve o desejo de ser médico. Apesar de não ter nenhum familiar na área, ele se dedica intensamente aos estudos e acredita que a Psiquiatria é sua verdadeira vocação: "Medicina é como uma missão de vida. Eu quero trabalhar com Psiquiatria, trabalhar com pessoas que sofrem com algum tipo de doença mental. Isso é algo que mexe muito comigo. Eu comecei a fazer cursinho, mas não me adaptei, e comecei a estudar online para o ENEM com revisão para a UEMG. A prova foi tranquila, agora é só esperar o resultado mesmo."
Carina Arlete, de 22 anos, moradora da cidade de Ribeirão das Neves, terminou o Ensino Médio em 2021 e somente no ano passado pôde retomar os estudos. Atendente em uma loja de shopping, ela quer fazer faculdade de História e dar orgulho aos pais, Ivanilda Zélia e Valdivino Soares. “Se eu conseguir entrar na universidade vai ser a realização de um sonho para todos na minha casa. Minha mãe é empregada doméstica e meu pai não concluiu nem a segunda série do Ensino Fundamental. Vou ser a primeira na família com curso superior”, comentou.
Entre os candidatos de Ituiutaba estavam o casal Maria Andréia Martins, 49, e Dirceu Siqueira, 42, ambos deficientes visuais. Moradores da cidade, encontraram no ensino superior uma oportunidade de crescimento pessoal e profissional. Maria Andréia, que busca ingressar na Psicologia, revelou sua motivação: “Tenho pessoas na família que passaram por sérios problemas psicológicos e fazer esse curso é uma vontade antiga. Estar aqui hoje é um dia de vitória e estou confiante”. Já Dirceu, professor de capoeira e candidato à Educação Física, destacou a importância da estrutura local: “Ter a UEMG aqui na nossa cidade é uma grande facilidade. Estar aqui hoje é uma superação”.
Confira mais depoimentos dos candidatos sobre as provas e suas expectativas.
A Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) oferece entre os dias 17 e 21 de janeiro a última oportunidade de ingresso neste ano em suas novas turmas de graduação. Trata-se do Sistema de Seleção Unificado (SiSU), no qual a universidade disponibilizará 1.531 vagas exclusivas para ampla concorrência.
É importante ressaltar que para concorrer a uma vaga no SiSU, o candidato deverá ter o Ensino Médio completo e precisa ter participado da última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), realizada em 2024, já que as notas obtidas serão utilizadas para o cálculo das aprovações.
Serão oferecidas vagas em 128 cursos de graduação nas habilitações de bacharelado, licenciatura, tecnológico e ABI (Área Básica de Ingresso) de diversas áreas do conhecimento. Medicina, Direito, Psicologia, Administração e Pedagogia são algumas das opções disponíveis.
Os candidatos deverão atentar-se tanto às informações prestadas pelo Ministério da Educação (MEC), quanto da UEMG, cujo edital e Termo de Adesão poderão ser acessados na página eletrônica específica para mais informações.
Todas as vagas da Universidade oferecidas no SiSU são de ampla concorrência. As vagas destinadas às ações afirmativas são de distribuição exclusiva do vestibular.
CRONOGRAMA
Seguindo o cronograma divulgado pelo MEC, as inscrições serão realizadas online de 17 a 21 de janeiro. O resultado da chamada regular será divulgado no dia 26 de janeiro e as matrículas dessa categoria, realizadas entre os dias 27 e 31 de janeiro.
Após esse período, será possível aos demais candidatos manifestar interesse em Lista de Espera das vagas ainda disponíveis entre os dias 26 e 31 de janeiro.
Nesta quarta-feira (8/1), a Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) divulgou, por meio da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), os cartões de prova do Vestibular 2025. A prova de conhecimentos gerais será aplicada neste domingo (12/1), e o cartão pode ser acessado através da área do candidato, no site do processo seletivo.
O documento reúne as principais informações relacionadas à prova, como data, horário e local. Todas as cidades que contam com unidades da UEMG vão receber a aplicação das provas. São elas: Abaeté, Araguari, Barbacena, Belo Horizonte, Campanha, Carangola, Cláudio, Diamantina, Divinópolis, Frutal, Guanhães, Ibirité, Ituiutaba, João Monlevade, Leopoldina, Passos, Poços de Caldas e Ubá. Os portões serão abertos às 12h30 e fechados às 13h30; a prova tem início às 14h e se encerra às 18h, com exceção para quem pediu atendimento especial.
A UEMG também publicou a lista de inscrições homologadas do processo seletivo nesta quarta-feira, no site do Vestibular 2025. O número ultrapassa os 24 mil inscritos, superando 2024. Ao todo, são oferecidas 4.811 vagas, para 131 cursos de graduação.
Cursos mais procurados
Neste processo seletivo, os cursos de Medicina, Psicologia e Direito foram os mais procurados pelos candidatos e candidatas. O curso de Medicina é oferecido pela unidade acadêmica de Passos e possui uma formação cuja abordagem é humanista e ética, com o objetivo de preparar profissionais comprometidos com a promoção da saúde integral.
O curso de Psicologia, por sua vez, está presente em Divinópolis, Ituiutaba e na Faculdade de Educação, em Belo Horizonte, e combina teoria e prática para capacitar profissionais na atuação em diversos contextos de cuidado e promoção do bem-estar emocional e social. Já o curso de Direito, ofertado pelas unidades Araguari, Cláudio, Diamantina, Frutal, Guanhães, Ituiutaba e também Passos, prioriza a formação crítica e reflexiva e prepara profissionais para lidar com os desafios contemporâneos do campo jurídico.
A relação completa de cursos oferecidos pelo Vestibular UEMG 2025 está disponível no site do processo seletivo.
Dois novos cursos de mestrado e doutorado da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) foram aprovados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A Escola de Design vai oferecer o mestrado em Design de Moda, enquanto a Faculdade de Educação (FaE) vai receber o doutorado em Educação e Formação Humana.
Atualmente, a UEMG possui quatro cursos de doutorado e dez de mestrado. Este ano, a universidade também teve aprovado o mestrado em Biocências e Saúde Humana, que será ofertado pela unidade acadêmica de Divinópolis, e aderiu ao doutorado em Difusão do Conhecimento, iniciativa que reúne diversas instituições de ensino superior, a partir da unidade de Frutal.
Segundo a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da UEMG, professora Vanesca Korasaki, a aprovação dos novos cursos vai fomentar a formação de recursos humanos qualificados para as demandas da sociedade. Além disso, revela um salto na pesquisa desenvolvida pela instituição. "Para a UEMG, os cursos representam, diretamente, um aumento na produção técnica-científica, fomentando conhecimento e tecnologia para a melhoria dos serviços prestados à sociedade, por meio da geração de conhecimento, além de produtos, processos e serviços", afirma.
A UEMG também possui duas propostas de adesão a programas de pós-graudação em andamento, com previsão de resultado no início do próximo ano. A primeira, através das unidades de Divinópolis e Passos, para o mestrado profissional em Letras (ProfLetras), sediado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); e a segunda, para o mestrado profissional para Professores de Educação Básica (ProEB), uma iniciativa da UEMG.
Uma proposta para aderir ao Programa de Pós-Graduação Multicêntrico em Ciências Fisiológicas (PPGMCF), da Sociedade Brasileira de Fisiologia (SBFis), pela Unidade Ibirité, também está sendo finalizada pela UEMG.
O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Coepe) da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) aprovou, na última semana, o Calendário Acadêmico de 2025. O documento reúne as datas dos principais eventos da universidade e demarca a abertura e o fechamento dos semestres letivos.
Até meados de março, segue em andamento o segundo semestre letivo de 2024. As férias docentes ocorrem ao longo de janeiro, e as aulas retornam no dia 3 de fevereiro.
O primeiro semestre letivo de 2025 tem início no dia 17 de março e fim no dia 29 de julho, enquanto as aulas começam no dia 24, tanto para estudantes veteranos, quanto para calouros. Já o segundo semestre se inicia no dia 4 de agosto e se encerra em 20 de dezembro; suas aulas, por sua vez, vão de 18 de agosto a 17 de dezembro.
Em abril e setembro, ocorrem os períodos de inscrições para o processo de reopção, referentes ao segundo semestre de 2025 e primeiro de 2026, respectivamente. Já em relação ao processo de transferência e obtenção de novo título, os períodos de inscrições acontecem nos meses de junho e novembro, também do segundo semestre de 2025 e primeiro de 2026.
O 27º Seminário de Pesquisa e Extensão está previsto para ocorrer entre os dias 26 e 27 de novembro. Clique aqui e acesse o Calendário Acadêmico de 2025.
Tomou posse a nova composição do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Coepe) da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), em reunião realizada nessa quarta-feira (18/12). A unidade colegiada é responsável pela deliberação superior, em matéria de ensino, pesquisa e extensão.
Além da reitora da UEMG, professora Lavínia Rosa Rodrigues; do vice-reitor, professor Thiago Torres Pereira; e dos pró-reitores de Graduação, Pesquisa e Pós-Graduação e Extensão, professores Patrícia Maria Caetano de Araújo, Moacyr Laterza Filho e Vanesca Korasaki, respectivamente, a nova composição conta com representantes do corpo docente; de coordenadores de colegiados de graduação; de coordenadores de colegiados de pós-graduação stricto sensu e lato sensu; de coordenadores de extensão; de coordenadores de pesquisa; e do corpo discente. A lista completa pode ser acessada clicando aqui.
Durante a reunião, o Coepe aprovou o Calendário Acadêmico de 2025, que deve ser divulgado no início da próxima semana. As datas de início e fim dos semestres letivos e de eventos como Seminário de Pesquisa e Extensão, entre outros, estão previstas no documento.