A Escola de Design da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) foi palco dos Grupos de Trabalho do 8º Encontro do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), que teve início nesta sexta-feira (2/5) em Belo Horizonte. O evento reuniu os governadores dos sete estados que compõem o consórcio, além de secretários e gestores das áreas estratégicas para o desenvolvimento regional.
O Cosud tem como objetivo fortalecer a cooperação entre os estados do Sul e Sudeste, com foco na geração de emprego e renda, além de discutir temas como saúde, educação, segurança pública, meio ambiente, infraestrutura, entre outros. Nesta edição, o consórcio avançou para uma nova fase, com a perspectiva de formalização jurídica e institucional.
A Escola de Design da UEMG foi uma das escolhidas dentro do Circuito Liberdade para sediar os Grupos de Trabalho. São eles: Fazenda, Planejamento e Previdência; Desburocratização, Inovação e Tecnologia; e Desenvolvimento Econômico.
A Reitoria da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) realizou uma reunião online com os estudantes para discutir a proposta de regulamentação das atividades das atléticas formadas por eles. A reunião ocorreu na terça-feira (30/6) e contou com a participação do vice-reitor, professor Thiago Torres Costa Pereira e do pró-reitor de Extensão, professor Moacyr Laterza Filho.
As atléticas são associações esportivas e culturais que representam os cursos da UEMG e promovem eventos e competições entre os estudantes. A proposta de regulamentação visa estabelecer normas e critérios para o funcionamento e o reconhecimento dessas entidades pela Universidade.
O vice-reitor afirmou que a reunião foi produtiva e que os estudantes puderam apresentar sugestões e dúvidas sobre o texto da proposta. Ele disse que a UEMG valoriza a participação dos estudantes nas atividades extracurriculares e que pretende apoiar as atléticas de forma institucional.
A proposta de regulamentação será submetida à apreciação do Conselho Universitário da UEMG, que é o órgão máximo de deliberação da instituição.
Estão abertas, até 21h de quarta-feira (31/5), as inscrições para o processo eleitoral para a composição da lista tríplice de candidatos/as ao cargo de Diretor/a Geral do Campus de Belo Horizonte da Universidade do Estado de Minas Gerais.
Podem se candidatar ao cargo de Diretor(a) Geral de Campus os servidores efetivos (docentes e técnicos administrativos) em exercício, incluindo aqueles ocupando cargos de provimento em comissão. As candidaturas devem ser registradas junto à Comissão Eleitoral Central até as 21 horas (horário de Brasília) de quarta-feira (31/05).
O Colégio Eleitoral do Campus de Belo Horizonte é composto pelos docentes, servidores técnico-administrativos em exercício e discentes regularmente matriculados nas unidades acadêmicas que integram o campus. A votação será realizada de forma online, por meio de dispositivos pessoais conectados à internet, como celulares, computadores e tablets.
Os interessados em se candidatar devem apresentar um plano de trabalho da gestão no ato da inscrição, que deve ser enviada para o e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. É importante consultar o edital completo para obter mais informações.
Reitoras e Reitores das Universidades estaduais e municipais de todo o país marcaram presença no 69º Fórum Nacional das Reitoras e Reitores da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Municipais e Estaduais (ABRUEM) que aconteceu na Universidade de Rio Verde, em Goiás, entre os dias 24 e 26 de maio.
A Reitora da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), professora Lavínia Rosa Rodrigues, e o vice-Reitor, Thiago Torres Costa Pereira, participaram do evento, que teve como objetivo, promover discussões, troca de experiências e cooperação mútua entre as instituições.
A sessão solene de abertura contou com a participação de representantes de 45 universidades inscritas. O reitor anfitrião, professor Alberto Barella Netto, e o presidente da ABRUEM, professor Francisco do O´ de Lima Junior, compuseram a mesa diretiva. Além disso, diversos outros representantes e autoridades ligadas à educação participaram do evento.
Em seu discurso, o reitor Alberto Barella destacou a importância do encontro para fortalecer os laços entre as instituições e compartilhar ideias. A coordenadora do evento, Leninne Guimarães Freitas, agradeceu o empenho da equipe da UniRV na organização do fórum.
A Reitora Lavínia Rosa Rodrigues conduziu a abertura de uma das atividades da programação do Fórum: a palestra intitulada "O papel das Universidades públicas na formação de cidadãos globais: uma visão a partir dos ODS da ONU e dos Direitos Humanos". A apresentação, proferida pela professora Carolina Merida, abordou a importância das instituições de ensino superior na promoção da formação de indivíduos conscientes e engajados em questões globais, alinhando-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e aos princípios dos Direitos Humanos.
.
Error
Noticias
01
01
01
01
01
01
01
.
A próxima edição do encontro, o 70º Fórum Nacional das Reitoras e Reitores, será sediada pela Universidade do Estado do Rio Grande (UERN), em Mossoró, Rio Grande do Norte, de 16 a 21 de outubro. A reunião do Conselho Pleno da ABRUEM, realizada durante o evento, apresentou a instituição que sediará essa edição e discutiu outros assuntos administrativos e de planejamento.
O edital de seleção para os procedimentos de Transferência e Obtenção de Novo Título, válidos para o 2º semestre de 2023, será publicado apenas no dia 09/06. Enquanto isso, os interessados já podem providenciar os documentos necessários para participação nos processo seletivos. Confira a seguir:
Importante ressaltar que toda documentação expedida por Instituição de Ensino Superior estrangeira deverá estar legalizada por Representação Consular Brasileira ou em conformidade com o Decreto nº 8.660 de 29 de janeiro de 2016, acompanhada de tradução oficial juramentada (as expensas do candidato),exceto nos casos de acordos bilaterais.
Para o conhecimento sobre o processo de inscrição, os candidatos poderão consultar as orientações dos Editais publicados para o 1º semestre de 2023.
Diamantina foi palco de um importante evento no cenário acadêmico e tecnológico: o NIT DAY, organizado pelo NIT UEMG (Núcleo de Inovação Tecnológica da Universidade do Estado de Minas Gerais). A programação, que ocorreu nos dias 19 e 20 de maio, contou com a presença da Reitoria da UEMG, reforçando o apoio da instituição à promoção da inovação e ao desenvolvimento científico.
No primeiro dia do evento, a abertura foi conduzida pelos professores Fernanda Bustamante, Robson Lima e Christiane Assis, membros do NIT UEMG. Em seguida, eles apresentaram a importância e as atividades desenvolvidas pelo Núcleo, ressaltando seu papel na proteção das criações intelectuais e na promoção da inovação dentro da universidade.
Dando continuidade à programação, a professora Nathalia Bastos do Vale Brito ministrou uma palestra sobre patentes biotecnológicas, abordando os avanços e desafios nessa área. Em seguida, o professor Pedro Henrique Nascimento Zanon trouxe à discussão o tema "Direito e inovação", destacando a relação entre a legislação e os processos de inovação.
A palestra sobre registro de patentes, conduzida por Raquel Campanharo Aguiar, trouxe uma visão abrangente sobre o processo de registro e a importância desse mecanismo para a proteção e o reconhecimento das criações. O debate encerrou o primeiro dia do evento, proporcionando uma troca de ideias e experiências entre os participantes.
.
Error
Noticias
.
No segundo dia, a Reitora da UEMG, professora Lavínia Rosa Rodrigues e o vice-Reitor, professor Thiago Torres Costa Pereira estiveram presentes no evento. O encontro teve início com uma apresentação sobre a concepção do NIT e as perspectivas de atuação, seguido por um debate que discutiu o papel do Núcleo e da Unidade Acadêmica de Diamantina.
Além disso, foram realizadas reuniões da Direção da Unidade com a Reitoria, proporcionando um espaço para alinhamentos estratégicos e discussões sobre demandas locais. Também houve encontros específicos com estudantes, o Diretório Acadêmico e membros da Atlética Suprema, que tiveram a oportunidade de dialogar diretamente com a Reitoria.
"A participação da Reitoria da UEMG nesse evento reforça o compromisso da instituição com a promoção da inovação e o estímulo à pesquisa científica e tecnológica. O NIT UEMG, que completa 12 anos de existência em 2023, desempenha um papel estratégico na transferência de tecnologia para o mercado e no desenvolvimento de Minas Gerais" destacou a Reitora Lavínia.
.
Error
Noticias
.
O NIT DAY, além de ser uma comemoração dos avanços alcançados pelo NIT UEMG, teve como objetivo central disseminar as atividades do Núcleo e fomentar debates sobre temas relevantes para a inovação na universidade e na sociedade. Com palestras ministradas por especialistas e a participação ativa da comunidade acadêmica, o evento se configurou como um espaço de troca de conhecimentos e experiências.
Para o vice-Reitor, professor Thiago, apoiar o NIT UEMG, demonstra o reconhecimento da importância estratégica dessa iniciativa para a instituição e para todo o estado de Minas Gerais. "A união entre a gestão e o Núcleo fortalece o compromisso da UEMG em impulsionar a inovação, contribuindo para o desenvolvimento científico, tecnológico e socioeconômico da região," reforçou.
A Unidade Acadêmica da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) em Ituiutaba se tornou a guardiã de um tesouro paleontológico: ovos fossilizados de crocodilomorfos, um grupo de répteis que viveu no período Cretáceo, há cerca de 80 milhões de anos. Os fósseis foram descobertos em Monte Alegre de Minas, região do Triângulo Mineiro, durante as obras de duplicação da BR-365, realizadas pela Ecovias do Cerrado, e doados à UEMG em uma cerimônia realizada na segunda-feira (22/5).
O ninho foi encontrado imerso em rochas sedimentares conhecidas como arenitos, que estão associadas à formação geológica chamada Vale do Rio do Peixe. De acordo com especialistas, esse achado é relevante, pois indica que há 80 milhões de anos a região possuía um ambiente completamente diferente do cerrado que conhecemos hoje. Segundo o paleontólogo Pedro Victor Buck, coordenador do Laboratório de Paleontologia da UEMG Ituiutaba, os fósseis serão analisados para determinar a espécie exata dos crocodilomorfos e entender seu comportamento reprodutivo e seu processo de fossilização.
Paulo Macedo, paleontólogo contratado pela empresa responsável pela obra, explicou que os ovos foram encontrados usando uma máquina de escavação. “Quando ela faz uma escavação, ela quase destrói tudo o que está no talude. E por sorte, a concha puxou o material, paramos o serviço e, após o almoço, fui dar uma olhada nos rejeitos. Foi quando encontrei essa ninhada de ovos, foi sorte."
Os pesquisadores acreditam que os fósseis têm cerca de 80 milhões de anos e foram encontrados em outubro do ano passado. No entanto, somente agora foram encaminhados para a Universidade do Estado de Minas Gerais, em Ituiutaba, onde serão estudados.
Error
Noticias
Entrega fósseis
Entrega fósseis
Pedro Victor Buck, coordenador do Laboratório de Paleontologia da UEMG Ituiutaba, explicou que os fósseis vão passar por algumas etapas para estudos mais detalhados: "Será feita uma descrição do material, incluindo as medições de comprimento e largura, além de identificar o estado de preservação dos ovos. Também observaremos quantos ovos foram encontrados, quais estão mais inteiros e quais estão fragmentados ou pintados. Essa será a primeira descrição."
A espécie exata dos ovos será determinada após o estudo da ninhada pelos pesquisadores da universidade. Embora acreditem que sejam ovos de um crocodilo terrestre semelhante ao encontrado na região, eles não descartam a possibilidade de serem ovos de dinossauro. Buck explica que é possível distinguir as estruturas de casca dos crocodilos terrestres e dos dinossauros por meio de análises microscópicas.
Uma característica notável que chamou a atenção dos especialistas da equipe é o notável estado de preservação dos ovos, considerando que possuem cascas extremamente finas, com menos de 1 milímetro de espessura, conforme divulgado pela empresa responsável.
Paulo Macedo, que já encontrou centenas de outros fósseis, considera essa descoberta como algo único: "Pense bem, se você está com uma ninhada de ovos, qualquer pressão pode quebrá-los e conseguir encontrar algo assim é inédito."
A cerimônia de entrega dos fósseis contou com a presença de autoridades da UEMG, da Ecovias do Cerrado e de representantes do Museu Antropológico de Ituiutaba e do Conselho Municipal de Patrimônio Cultural. Após os discursos, Paulo Macedo e Pedro Victor Buck assinaram a Carta de Recebimento de Fósseis, oficializando a UEMG como detentora desse valioso material histórico e científico.
O Laboratório de Paleontologia da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) Unidade de Ituiutaba é um espaço destinado à pesquisa e ao ensino na área de paleontologia. O laboratório tem como objetivo principal a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de projetos na área, além de oferecer suporte técnico para a comunidade acadêmica e para a sociedade em geral. O laboratório também é responsável pela guarda e conservação do acervo paleontológico da UEMG.
Com informações de: Heloir C. Schwaickardt Imagens: Divulgação EcoVias do Cerrado
Estão abertas, até o próximo dia 1º de junho (15h), as inscrições no Programa de Iniciação à Docência (PIBID). São mais de 300 bolsas reservadas para estudantes e docentes da UEMG, além de professores da educação básica.
Os interessados devem se inscrever por meio do link https://forms.office.com/r/VGdKAHKMqP. Para se candidatar, é necessário preencher os requisitos listados no edital, como estar regularmente matriculado na primeira metade do curso de licenciatura correspondente ao subprojeto do qual fará parte e estar em dia com as obrigações eleitorais.
Os selecionados receberão bolsa e a oportunidade de desenvolver atividades práticas em escolas públicas.
Poderão concorrer as novas vagas estudantes Cursos de Licenciatura já participantes do PIBID das Unidades:
Escola de Música: Arte/Música
Faculdade de Educação: Pedagogia
Barbacena: Ciências Sociais
Campanha: Pedagogia
Carangola: Ciências Biológicas, Geografia e História, Matemática
Cláudio: Pedagogia
Divinópolis: Educação Física, História, Matemática e Pedagogia
Ibirité: Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Educação Física, Matemática e Pedagogia
As inscrições também estão abertas de 17/05/2023 até às 15h do dia 1º de junho de 2023 e podem ser feitas por meio do link:https://bit.ly/3ME4Ilu
.
O PIBID é um programa que busca incentivar a formação de professores para a educação básica, através da concessão de bolsas para estudantes de licenciatura realizarem atividades em escolas públicas de educação básica, sob supervisão de professores da rede e professores universitários coordenadores de área. É uma oportunidade para os estudantes desenvolverem suas habilidades como docentes e adquirirem experiência para a carreira.
O descarte inadequado do óleo de cozinha gera diversos prejuízos e problemas de ordem ambiental. Quando despejado pelos ralos da cozinha, provocam desde o entupimento gradativo das tubulações até a deterioração no funcionamento das estações de tratamento de esgoto. Se derramados sobre terrenos, tem o potencial de impermeabilizar o solo, agravando as enchentes, e podem até contaminar lençóis freáticos.
Preocupada em mitigar os efeitos desse descarte inadequado e disponibilizar uma alternativa viável para o reaproveitamento do material, a UEMG em João Monlevade criou em 2007 o projeto Uma Mão Lava a Outra, que é decorrente de um projeto anterior desenvolvido na Unidade, chamado Recicla Óleo.
Resumidamente, todo óleo de cozinha doado é tratado e submetido a misturas e reações químicas que habilitam sua reutilização sob forma de sabão. Segundo a professora Fabrícia Nunes de Jesus, coordenadora do projeto de extensão, são realizadas diversas modificações na produção do sabão a fim de se atingir uma formulação com o melhor rendimento, sem perder a biodegradabilidade. "A possibilidade de aliar a produção de sabão e a preservação ambiental norteia a fabricação de sabão a partir de óleo comestível. O sabão produzido é biodegradável, pois é decomposto por bactérias após a sua utilização. Também é ecológico, uma vez que evita o descarte de óleo residual no meio ambiente e evita danos ao solo, à água e à fauna", explica.
Error
Noticias
Troca de óleo por kit de sabão
Doação
Doação
Workshop
Desde sua implementação, o projeto tem fortalecido suas raízes junto à comunidade, que tanto apoia as doações quanto conta com seus resultados. Dado o tempo de operação da iniciativa, já existe uma cadeia estabelecida de colaboração, desde a doação de matérias-prima pela população e de recipientes para envase por empresas parceiras, até o trabalho voluntário ou extensionista para a criação do produto, que retorna gratuitamente ao benefício da própria sociedade.
Segundo a professora, atualmente seis instituições locais recebem remessas do sabão mensalmente: Serviço de Saúde Mental de João Monlevade (Sésamo), Associação dos Trabalhadores de Limpeza e Materiais Recicláveis de João Monlevade (Altimarjom) Presídio municipal, Lar São José (Asilo), Colônia Terapêutica Bom Samaritano e Casa de Passagem Municipal. Diversas outras organizações e grupos de apoio da região também têm sido um destino recorrente do material de higiene.
Além delas, as pessoas comuns também podem contribuir e se beneficiar: um litro de sabão líquido é retornado a cada dois litros de óleo fornecidos.Para que essa iniciativa prossiga, no entanto, a professora reforça a necessidade do engajamento das pessoas e do comércio. As doações do material são recebidas na sede 2 da UEMG João Monlevade, que fica no bairro Santa Bárbara (Avenida Getúlio Vargas, 6550). É possível também seguir, curtir e compartilhar as ações e informações sobre o projeto no perfil criado no Instagram.
Reconhecimento
Foto: Divulgação CMJM
A atuação relevante do projeto Uma Mão Lava a Outra chamou a atenção dos vereadores de João Monlevade, que resolveram conceder a ele uma Moção de Aplausos, em solenidade realizada na Câmara Municipal de João Monlevade no último dia 10.
Coube aos professores vinculados ao projeto, Fabrícia Nunes de Jesus e Agostinho Ferreira, receber das mãos dos parlamentares a honraria, oportunidade em que apresentaram a criação e as transformações ocorridas no projeto ao longo dos anos, além de reforçar a importância das doações da população para a continuidade da iniciativa.
Segundo os vereadores responsáveis pela homenagem, a Moção é um reconhecimento aos anos de contribuição de um trabalho que opera multidisciplinarmente, gerando impactos de ordem social, econômica e ambiental sobre a comunidade local.
A professora Fabrícia relembrou como a proposta alcançou o protagonismo durante a vigência da pandemia de Covid-19, período em que a higiene pessoal tornou-se ainda mais relevante no combate à infecção. Foram realizadas nessa oportunidade ações como "varais solidários" em regiões de maior vulnerabilidade social, nas quais além de doar sabonetes líquidos e em barra para a população evitar o contágio, também a orientava quanto a uma eficaz higienização e quanto ao manejo correto do óleo de cozinha já utilizado.
O projeto "Uma Mão Lava a Outra" já distribuiu mais de 7 mil litros de sabão líquido, como também centenas de barras de sabão sólido para diversas pessoas e instituições da região. A equipe se dedica agora à criação de uma variação de sabão em pó.