Acordo de greve entre docentes e estado é discutido em audiência na ALMG

Parlamentares, representantes da UEMG e da Unimontes, bem como das entidades sindicais de professores das duas universidades estiveram reunidos, na manhã desta quinta-feira (07/10), em audiência pública da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) para debaterem o cumprimento dos termos do acordo de greve firmado entre o governo do Estado e as associações de docentes, em 2018.

O objetivo do encontro, que atendeu a requerimento da presidenta da Comissão, Deputada Beatriz Cerqueira, foi compartilhar publicamente o andamento das medidas e cobrar o atendimento de itens pendentes, como a concessão de todas as dedicações exclusivas acordadas na negociação e a incorporação das gratificações ao vencimento base dos docentes.

Da parte da gestão da UEMG, compareceram à audiência o Vice-Reitor Thiago Torres, representando a Reitora Lavínia Rodrigues, e o Pró-Reitor de Planejamento, Gestão e Finanças Fernando Antônio Sette Jr. Em seu momento de fala, o Vice-Reitor enalteceu a importância da pauta, ao conferir novo momento de visibilidade das universidades mineiras no parlamento estadual. Aproveitou também para reafirmar o compromisso da gestão atual da UEMG com a defesa de seus docentes, assim como dos técnicos administrativos, relembrando que a gestão da Universidade mantém articulações constantes com o governo a fim de atender às demandas dos servidores, a exemplo da recente reunião com o Secretário-Geral Mateus Simões, quando foram reforçadas pautas como a da equiparação da ajuda de custo dos técnicos e analistas à dos docentes. “Nossas universidades desempenham um papel social muito relevante, levando ensino superior para todo o território de um estado extenso como o nosso”, destacou.

Dentre os requerimentos apontados ao final da reunião está o pedido de nova audiência pública, desta vez para debater o financiamento do ensino superior no estado.