SEMINÁRIO P&E | Portal digital tem acervo de memória de ex-prefeito de Divinópolis

A sala 510, no bloco 5 da UEMG Divinópolis, estava preparada para receber alguns projetos do 19º Seminário de Pesquisa e Extensão da Universidade. O polo 3 do evento contou com várias apresentações, e, dentre elas, estava o projeto “Memória e educação em rede: uma plataforma para a pesquisa sobre a história da educação do Centro-Oeste Mineiro”, apresentado pelo professor de Filosofia José Heleno Ferreira, da Unidade Divinópolis.

O EmRedes é um portal de memória do Centro-Oeste Mineiro criado a partir de um prêmio recebido do IBRAM (Instituto Brasileiro de Museus), em 2015. O portal disponibiliza, para o público, parte do acervo do Centro de Memória Professora Batistina Corgozinho (Cemud), da UEMG Divinópolis. Segundo José Heleno, apenas uma parte é disponibilizada porque o acervo ainda está em processo de digitalização.

Uma parte desse acervo é de Luiz Fernandes de Sousa, ex-prefeito e ex-secretário de Educação de Divinópolis, cuja família doou documentos para o centro. “Nós estamos trabalhando com este acervo e queremos trabalhar junto aos professores e gestores da educação pública, pois entendemos que o acervo de Luiz Fernandes de Sousa é muito rico para todas aquelas pessoas que querem realizar pesquisas no campo da história da educação de Divinópolis e do Centro-Oeste Mineiro”, explicou o professor. Ele completou dizendo que essa plataforma pode contribuir com pessoas que têm interesse em pesquisas nessa temática.

Ainda segundo José Heleno, é possível encontrar uma série de acervos no portal, que conta, dentre outros 150 mil documentos, com 290 da coleção do ex-prefeito de Divinópolis.

Clique aqui e acesse o portal.

Texto e foto: Rafael Lasmar (estudante do 4º período de Jornalismo – UEMG Unidade Divinópolis)
    Orientação: Elvis Gomes (Assessoria de Comunicação – UEMG Unidade Divinópolis)