Em um evento tão variado como o 19º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG, temas diversos sempre aparecem com novidades para os seus participantes. Uma dessas atrações aconteceu na tarde de quinta-feira (9 de novembro), no Laboratório de Informática do Bloco 4 da UEMG Unidade Divinópolis – Polo 3 do evento – com a oficina “Diálogos na MPB: produção de resenhas sobre o sentido na música brasileira”, ministrada pela professora de produção de texto e Psicologia da Educação da UEMG Divinópolis Naissa de Carvalho Rajão.
A proposta da oficina era a produção de resenhas críticas sobre a canção, relacionadas ao gênero MPB (Música Popular Brasileira), pois é um estilo que permite a observação da letra e da melodia da canção estudada. Para a crítica da letra, era pedida aos participantes da oficina a construção de resenhas sobre as músicas escolhidas. Também foi utilizada a semiótica da canção, inspirada em livro do professor Luiz Tatit, da USP (Universidade de São Paulo), que nada mais são do que critérios para um estudo sistemático da canção brasileira a partir do encontro da melodia com a letra.
Para Naissa, a MPB é mais do que um gênero específico de música, o que fez com que o trabalho fosse mais diversificado: “A MPB é um sistema com vários gêneros juntos; esses subgêneros vão aparecendo de acordo com fase e período histórico, e em cada década eles vão se modificando. A MPB, portanto, é esse ‘mega gênero híbrido’, que é a mistura de vários outros subgêneros que se misturaram uns com os outros”.
Os participantes tiveram a liberdade de escolher uma música que queriam trabalhar e analisaram o sentido e a narrativa da letra, além dos caminhos melódicos e instrumentais da canção.
Texto: Alexandre Rodrigues Alves (estudante do 6º período de Jornalismo – UEMG Unidade Divinópolis)
Fotos: Rafael Lasmar (estudante do 4º período de Jornalismo – UEMG Unidade Divinópolis)
Orientação: Elvis Gomes (Assessoria de Comunicação – UEMG Unidade Divinópolis)