SEMINÁRIO P&E | Apresentação de trabalhos marca evento no polo Divinópolis

Na quinta-feira (9 de novembro), começaram as atividades acadêmicas do 19º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG. Os eventos do Polo Regional 3 foram sediados em Divinópolis, abrangendo alunos e pesquisadores das Unidades de Abaeté, Barbacena, Campanha, Carangola, Cláudio, Divinópolis, Leopoldina, Poços de Caldas e Ubá.

As atividades abrangeram a realização de 473 atividades, desde minicursos e palestras até comunicações coordenadas e apresentação de pôsteres. Esta última modalidade, inclusive, foi a predominante na manhã de quinta-feira, com seis salas reservadas para as apresentações.

Segundo o coordenador de Extensão da UEMG Divinópolis, professor José Vítor Vieira Salgado, o seminário é fundamental para o desenvolvimento e a formação de alunos e professores. “Esse momento de troca de conhecimento também possibilita que nossos alunos ampliem suas redes de contatos e tomem ciência de outras formas de trabalhos. Ele também estimula o desejo por novas atividades e que os trabalhos sejam mais difundidos em todos os âmbitos.”

IMG 6347

Para os alunos participantes, o seminário é uma boa experiência complementar aos seus estudos acadêmicos. Aline Aparecida Rocha é estudante do 8º período de Psicologia na UEMG Divinópolis. Ela já tinha participado do seminário em 2015, mas agora apresentou um pôster ligado a sua especialidade, que é a psicanálise, abordando seus conceitos fundamentais. “Participar do seminário em minha cidade é mais acessível para mim, e ele está muito bem organizado. E, no sentido pessoal, a pesquisa desse ano tem sido mais agradável e com um tema sobre o qual tenho mais familiaridade.”

Já o aluno Frederico Augusto Morais, natural de Carmópolis de Minas e acadêmico do 8º período de Engenharia da Computação da Unidade, participou pela primeira vez de um seminário da instituição com um projeto que mapeou todos os trabalhos de Extensão da UEMG e colaborações científicas através da Plataforma Lattes. Ele ressaltou a divisão entre as salas de apresentação e suas respectivas especialidades. “Todas as salas contam com seus temas específicos, e isso é interessante para a organização. Cada trabalho é um diferencial, pois a gente consegue integrar várias áreas no nosso próprio trabalho.”

Texto: Alexandre Rodrigues Alves (estudante do 6º período de Jornalismo – UEMG Unidade Divinópolis)
    Fotos: João Luiz Reis (no alto) e Rafael Lasmar (acima) (estudantes, respectivamente, do 6º e do 4º períodos de Jornalismo – UEMG Unidade Divinópolis)
    Orientação: Elvis Gomes (Assessoria de Comunicação – UEMG Unidade Divinópolis)