Professor da Escola de Design minista Aula aberta na Academia Mineira de Letras

Alunos do turno da noite do segundo período de Design de Produtos da Escola de Design da UEMG participam de uma aula aberta na Academia Mineira de Letras dentro do evento “Uma mirada indígena na Literatura Brasileira”. Quem coordena o evento é o professor Mário Geraldo da Fonseca, de Comunicação e Semiótica, que vai aplicar conceitos de semiótica para a apresentação e leitura dos chamados “ livros da floresta”, produção editorial dos índios brasileiros, uma grande novidade no cenário cultural do Brasil.

O evento, que vai do dia 29 de novembro a 2 de dezembro, é dividido em duas partes. Nos dois primeiros dias, o professor vai falar da história da Literatura Brasileira a partir dos livros conhecidos como “indigenistas”, aqueles que, de alguma forma, teceram uma relação com a cultura indígena, como “Iracema”, de José de Alencar, e “Macunaíma”, de Mário de Andrade.A questão é propor uma nova leitura, agora não mais preocupada em observar o que os referidos escritores, ao se apropriarem das culturas dos índios, fizeram com os mitos indígenas. A proposta é, analisando a escrita dos livros indigenistas, saber como tal escrita acabou por ficar “ contaminada” de uma sintática e semântica indígenas, uma vez que tal apropriação não foi inocente.

Na segunda parte, nos dias 1 e 2 de dezembro, serão apresentados os livros produzidos pelos índios, afim de mostrar os seus processos criativos . Os chamados “livros da floresta” é um conjunto de publicações que começou a aparecer depois que foi instituído as escolas nas aldeias a partir da Constituição Brasileira de 1988. Devido a uma demanda didática, os índios começaram a fazer livros nas suas próprias línguas, com os seus mitos, saberes e fazeres. O jeito indígena de fazer livro tem chamado a atenção dos estudiosos da literatura e de designers que trabalham com editorial. Isso porque não são livros só de letras, mas o papel é um suporte que é explorado em todas as suas dimensões, criando afinidades com as artes plásticas e com a performance.

A programação do evento é a seguinte:

atividade

A Academia Mineira de Letras está localizada na Rua da Bahia, 1466, Centro, Belo Horizonte.