A Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) e o Projeto Rondon foram contemplados, no dia 3 de março, com menção honrosa pela Prefeitura Municipal de Caetanos, na Bahia. Entre os dias 26 de janeiro e 12 de fevereiro, uma equipe formada por discentes e docentes da UEMG/Ituiutaba esteve na cidade para desenvolver ações de cultura, educação, saúde, direitos humanos e justiça, por meio da Operação Portal do Sertão.
O documento, assinado pela secretária de Educação do município, Rosene Souza Brito, agradece à UEMG pelo trabalho realizado durante os dez dias de oficinas, em Caetanos e em seus distritos. A menção também cita, nominalmente, os professores Larissa Romanello e Antônio Rodrigues Neto, que afirmam estar lisonjeados com o reconhecimento prestado pela Prefeitura da cidade baiana.
"A generosidade de Caetanos, mais uma vez, nos surpreende e enche nossos corações de alegria. Nos orgulha, profundamente, esse reconhecimento, pois é resultado de muitos meses de preparação e trabalho, desenvolvidos com muito amor e profissionalismo", afirma a professora Larissa.
A docente acredita que as experiências em Caetanos podem incentivar a promoção de ações que refletem a responsabilidade social que a universidade pública possui. Essa, inclusive, é uma preocupação da UEMG, que busca estreitar a distância em relação à comunidade por meio da Pró-Reitoria de Extensão (PROEx), por exemplo.
Para o professor Antônio, a menção é um "abraço" dos caetanenses e resultado de uma educação movida pelo afeto. "O esforço conjunto da Pró-Reitoria de Extensão e das nossas equipes de estudantes para a consolidação do Programa Rondon UEMG tem nos permitido levar o nome da instituição aos mais diferentes rincões do Brasil e apresentar nossa dinâmica de trabalho como ela é: inclusiva, humana, socialmente comprometida e coletivamente construída", diz.
Ao todo, 43 oficinas foram promovidas na cidade, entre elas o Cine Rondon e palestras sobre temas diversos, como uso racional de medicamentos, saúde mental, vacinação, ética profissional e violência contra as mulheres. Além da cidade de Caetanos, a Operação Portal do Sertão foi também aos distritos Alegre, Badu e Caldeirão, assim como ao povoado Cágados.
"Fomos muito acolhidos no interior da Bahia. A coisa mais linda que eu vejo no Rondon é que a gente sai da universidade achando que vai ensinar e a gente aprende muito mais. A gente aprendeu com o conhecimento popular das pessoas, aprendeu como levam a vida nesses espaços", conta o professor Antônio.
O Projeto Rondon é uma iniciativa de integração social do Ministério da Defesa que busca ampliar o bem-estar das pessoas que vivem em comunidades carentes do Brasil. O projeto promove a participação voluntária de estudantes universitária na busca de soluções que possam contribuir para o desenvolvimento sustentável dessas comunidades, contribuindo também para a formação cidadã dos universitários.
Leia a menção honrosa na íntegra:
"Com cordiais cumprimentos, servimo-nos do presente para externar nossos mais sinceros agradecimentos ao projeto Rondon, através da Universidade UEMG, na pessoa dos professores Larissa Romanello e Antônio Rodrigues Neto, juntamente com os graduandos de diversas áreas do conhecimento, que com muito esmero realizaram oficinas belíssimas na sede e distritos do nosso município, bem como contribuíram efetivamente para o desenvolvimento e engajamento de nossos munícipes. Ao todo foram 10 dias de oficinas e aprimoramento no âmbito cultural, tecnológico e humano. Os docentes acima citados, proporcionaram à população caetanense experiências exitosas que perpetuar-se-ão para todo o sempre em nossa memória e em nosso desenvolvimento.
O município agradece todo empenho do referido órgão e, reitera o compromisso e consideração desta cidade para convosco."
ASCOM/UEMG