Equipe do Projeto Rondon realiza Operação Portal do Sertão no interior da Bahia

Assessoria de Comunicação | Heloir C. Schwaickardt

Entre os dias 26 de janeiro e 12 de fevereiro a equipe formada por diversos estudantes da Unidade e dois professores responsáveis, esteve no município de Caetanos na Bahia desenvolvendo ações sobre Cultura, Educação, Saúde, Direitos Humanos e Justiça. A professora Larissa Romanello, uma das coordenadoras, conta que: “A equipe é muito proativa e ao longo dos dias nos tornamos uma família. O trabalho coletivo e a responsabilidade com a comunidade sempre foram o foco. Aprendemos muito uns com os outros, especialmente sobre como lidar com uma pessoa com deficiência e o cuidado com o outro”.

Esta foi a segunda participação de um grupo da Unidade no Projeto, a primeira foi em 2022 quando a Operação ocorreu na cidade de Tartarugalzinho no estado do Amapá. Desta vez, assim como mencionado pela professora, a equipe contou com um estudante cego, algo inédito na história do Projeto Rondon que tem 55 anos de história. “Somos a primeira equipe que levou um aluno deficiente visual. O Jeovan é do curso de Direito e ficou responsável pelas oficinas dessa área e de inclusão”, comenta Romanello. “A gente teve a oportunidade de aprender sobre acessibilidade, sobre o que está por trás da deficiência. A existência e presença dele, nos ensinou muito neste sentido. E foi muito bom!” completa o professor, Antônio Rodrigues Neto, que também coordena o Projeto na Unidade.

Foram 43 oficinas promovidas dentre o Cine Rondon, sarau, artesanato, palestras sobre saúde e uso racional de medicamentos, saúde mental, vacinação, ética profissional, ambientes não formais de aprendizagem, clube de Ciências, educação em sexualidade, direitos humanos e justiça, violência contra as mulheres e outras temáticas. Para organizar tudo houve muito trabalho e preparação, como explica o estudante do curso de Ciências Biológicas, João Victor Dutra: “Todas as reuniões, todos os encontros para decidir o melhor para cada um, foi importantíssimo para fazermos um trabalho maravilhoso em Caetanos e, de fato, conseguimos”. Ele ainda revela que: “Sem dúvida alguma, cheguei para contribuir com o ensino aprendizagem, e sai muito mais ensinado, aprendido e com um coração cheio de amor”.

fotos Rondon

Para a estudante do décimo período do curso de Direito, Marília Ikeda, foi uma experiência intensa por conta da vivência do projeto e das diferenças encontradas. “Duas semanas de muito trabalho aplicando na extensão nossas experiências acadêmicas em uma realidade bem distinta da que nós estamos acostumados. Sair do cerrado e ir pro sertão da Bahia foi conhecer o melhor da música, dança, literatura e culinária. Mas também reconhecer as dificuldades da população, muitas vezes viver sem acesso água ou ter acesso com bastante dificuldade, foi o fato mais impactante pra mim”, conta a estudante.

Além da cidade de Caetanos a equipe atendeu o distrito de Alegre, de Badu e de Cadeirão e o povoado de Cágados. No balanço sobre o trabalho realizado o professor Antônio descreve que: “Fomos muito acolhidos no interior da Bahia. A coisa mais linda que eu acho no Rondon é que a gente sai da Universidade achando que vai ensinar e a gente aprende muito mais. A gente aprendeu com o conhecimento popular das pessoas, aprendeu como levam a vida nesses espaços”, na avaliação dos estudantes ele ainda completa: “Os alunos honraram a camiseta e deram muito orgulho para nossa instituição”.

O Projeto Rondon é uma iniciativa promovida pelo Ministério da Defesa, por meio do Departamento de Projetos Sociais e visa desenvolver benefícios permanentes às comunidades e consolidar no universitário brasileiro o sentido de responsabilidade social.