Encontro científico discute desafios da formação para a diversidade e inclusão na EaD

Com ampla programação on-line, a I Semana das Graduações EaD/UEMG vem reunindo desde quarta-feira (19) uma série de pesquisadores, professores, gestores públicos e interessados na temática da Educação a Distância. Promovida pelos cursos de graduação EaD/UAB da Universidade do Estado de Minas Gerais, o evento tem como proposta provocar reflexões acerca da formação superior na modalidade, bem como discutir os desafios enfrentados para se formar profissionais nessa área da educação capazes de atuar diante de toda diversidade da sociedade contemporânea.

“A situação de pandemia sem precedentes em que vive nosso país e o mundo, evidenciou a importância da Educação a Distância, que se apresenta não apenas como uma alternativa de educação para pessoas que vivem em lugares remotos, mas como única possibilidade de se fazer educação nesse contexto. A partir dessa vivência, espera-se que a EAD seja vista e valorizada de forma diferente, e que seja reconhecida como uma das molas propulsoras da democratização da educação em nosso país”, defende a organização do evento na página de inscrições do mesmo. A expectativa é de que o momento de crise e de reinvenção social seja favorável a uma maior compreensão e aceitação da modalidade.

Ontem (20), conferência com o professor Airez Mombassa, da Universidade Eduardo Mondlane, de Moçambique, discutiu o acesso às tecnologias EaD naquele país, promovendo uma troca de experiências. Foram realizados também minicursos sobre relações de gênero e literatura infantil, e sobre ferramentas digitais para o auxílio docente. Na quarta, a abertura contou com a participação da reitora da UEMG, Prof.ª Lavínia Rosa Rodrigues, do vice-reitor Thiago Torres, da pró-reitora de Ensino Michelle Rodrigues, dos diretores das Unidades FaE, Ibirité e FaPP – que sediam cursos EaD da UEMG –, além de coordenadores das graduações a distância da Universidade. Já a conferência inaugural “Formação de professores e administradores públicos por meio da EaD no Brasil” trouxe o coordenador geral de programas e cursos de Ensino à Distância da CAPES, Prof. Luiz Alberto Rocha de Lira.

Hoje (21), duas conferências marcam a programação com os debates “Diversidade e inclusão na Educação”, na parte da tarde, e “Desafios para a formação do professor alfabetizador em serviço”, à noite. Amanhã, o minicurso “Educação inclusiva e educação especial: do que estamos falando?” e a mesa “A atuação profissional de pedagogia em espaços não escolares” definem o encerramento do evento.

Ainda é possível se inscrever para os eventos não realizados por meio do link: http://bit.ly/semanadasgraduacoesEaDUEMG.

É possível, também, conferir a gravação das atividades já realizadas por meio do canal de transmissão do evento: https://www.youtube.com/channel/UCuQ7eeFf7W_XZf9KHSQU4MA.

Tags: