Instalação dos Fóruns de Curso está para ser concluída

Com o objetivo de ampliar a participação dos docentes e dos estudantes nas decisões na vida universitária, a Pró-Reitoria de Ensino vem promovendo a instalação dos Fóruns dos Cursos da UEMG, em todas as áreas de formação – dando continuidade ao processo iniciado ano passado, então, apenas no contexto das Unidades. As atividades de inauguração dos Fóruns tiveram início no dia 19 de junho e serão concluídas em 16 de setembro, com a instalação do Fórum de Licenciaturas formado por representações de Fóruns de Cursos de todas as áreas de formação docente.

Coordenado pelo Prof. José Cosme Drumond, da Faculdade de Educação da UEMG, e com a participação da Coordenadoria de Graduação da Pró-Reitoria de Ensino, 22 Fóruns de Curso foram organizados por área com a finalidade de formular diretrizes gerais para a formação na Graduação desenvolvida pela UEMG (confira a relação). O objetivo é formalizar o Projeto Pedagógico Institucional (PPI), conforme as finalidades da Universidade. Além disso, os Fóruns de Curso têm como objetivos específicos principais:

• Formular diretrizes básicas para a formação nos vários cursos de graduação oferecidos pela Universidade, garantindo uma base comum identitária para a formação, incluída a diversificação regional;
    • Estabelecer espaços de discussão entre docentes dos cursos da mesma área, visando compartilhar experiências de formação;
    • Estabelecer relações com entidades e instituições atuantes nos campos da formação dos vários cursos;
    • Criar espaços para a articulação entre docentes no desenvolvimento de projetos de ensino, pesquisa e extensão.

Organização
    Os Fóruns de Cursos são permanentes e formados por todos os docentes e estudantes de cada área. Na reunião de instalação de cada Fórum de Curso, os docentes presentes elegem a mesa diretora composta pelo Presidente, pelo Vice-presidente e pelo Secretário, para um mandato de 02 (dois) anos. A mesa diretora é encarregada de convocar e dirigir as reuniões e divulgar as deliberações tomadas pelos participantes.

Para preparar as reuniões gerais dos Fóruns de Cursos de cada área da formação, os Cursos, em cada Unidade Acadêmica, devem realizar reuniões locais para discutir as pautas propostas e encaminharem suas posições sobre os temas a serem discutidos.

Para a elaboração e revisão anual do PPI, a Pró-Reitoria de Ensino instituiu o Fórum Geral de Graduação, que terá reuniões anuais. A próxima reunião do Fórum tem previsão de realização em novembro.

Extensão
    Em 30 de setembro, por recomendação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, será realizado o Fórum Especial sobre a implementação das Atividades de Extensão nos cursos de graduação, conforme estabelecido pelo Conselho Nacional de Educação. A reunião terá a participação de representantes de todos os Fóruns de Curso, além da Pró-Reitoria de Extensão.

Tags: