Caravana da Uemg vai percorrer unidades para fazer levantamento sobre sistema acadêmico

Uma equipe técnica da pró-Reitoria de Ensino dá início a partir desta terça-feira (26) a uma agenda de visitas às unidades da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) para fazer levantamento sobre o sistema de gestão das informações acadêmicas e administrativas da instituição.

Esta é a segunda etapa da pesquisa que iniciou em fevereiro desse ano com aplicação de um questionário via internet. Na primeira etapa, segundo a coordenadora de registro acadêmico Adriana Machado Rodrigues Cardoso, foi feito um levantamento quantitativo sobre as principais sugestões da comunidade acadêmica. “O Webgiz não foi projetado para a atual estrutura da UEMG, que teve uma mudança abrupta e expressiva nos últimos anos, mais do que quadruplicando seu quadro discente entre os anos de 2014 e 2015. Isso ficou evidente para os usuários finais, as dificuldades com o Registro Acadêmico são frequentes, expressivas e muitas vezes insolúveis tendo em vista tecnologia usada há época, já obsoleta em muitos aspectos”, ressaltou Adriana.

As visitas começam nesta terça pela Faculdade de Educação em Belo Horizonte. Serão ouvidos os usuários dos diversos sistemas de gestão da universidade e produzido um relatório qualitativo com as informações. Professores, chefes de departamento, coordenadores de cursos, diretores, além de servidores e alunos serão entrevistados. Ainda segundo Adriana, “a expansão da Uemg naturalmente reflete em toda a lógica organizacional da Universidade, de modo que uma maior agilidade nos processos administrativos e acadêmicos, na reitoria e nas unidades, é fundamental para um ambiente receptivo e efetivo, que reflita o nível de excelência da Uemg no âmbito educacional” enfatiza.

A expectativa é de que até o próximo ano, a universidade comece a implementação do sistema. Ainda de acordo com Adriana, o primeiro módulo a ser implementado é o de gestão das informações acadêmicas em substituição ao atual sistema Giz. “Queremos ofertar uma solução que atenda os mais diversos níveis, integrando os sistemas atualmente separados, criando novas ferramentas e aprimorando as que já existiam. Respeitando e valorizando a diversidade da instituição, fizemos um formulário eletrônico que levantou as grandes demandas, críticas e sugestões do público final, agora vamos qualifica-las in loco, para que abarquemos eventuais peculiaridade de cada unidade. Esperamos, assim, que o novo sistema da UEMG reflita a grandeza que ela atualmente representa, tanto nos números de usuários e na variedade dos cursos, quanto na qualidade dos serviços acessórios à aprendizagem ofertados” finalizou.

Confira abaixo o cronograma de visitas.

26/03 - Faculdade de Educação - BH

27/03 - Escola Guignard – BH