Representantes da gestão superior da UEMG reuniram-se, na sexta-feira (17/12), com estudantes, docentes e servidores técnicos e analistas para avaliar o trabalho e planejar as atividades para o próximo ano na Unidade Acadêmica.
A comitiva, liderada pela Reitora, professora Lavínia Rosa Rodrigues e pelo Vice-Reitor, professor Thiago Torres Costa Pereira, iniciou as atividades no período matutino com uma reunião junto a Diretoria, na qual foram discutidas a manutenção predial da universidade, a situação da Fazenda Experimental, a criação da fundação Fademinas, que tem o objetivo de gerir os recursos obtidos com a Operação Aequalis, e a infraestrutura de uma nova subestação de energia para suprir as necessidades da universidade.
Participaram da reunião a comitiva, integrada por Reitora, Vice-Reitor, os Pró-Reitores Fernando Sette Junior (Planejamento), Michelle Rodrigues Gonçalves (Graduação), o chefe de Gabinete Raoni Bonato e do Assessor de Comunicação Antônio Araújo; o Prefeito do Município de Frutal, Bruno Augusto de Jesus; o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, José Luiz de Paula Neto, o Juiz de Direito Dr. André Ricardo Botasso e a Promotora do Ministério Público da Comarca de Frutal Dra. Daniela campos de Abreu Serra.
No período da tarde, a comitiva seguiu para uma visita à Fazenda Experimental da UEMG Frutal, acompanhada pela gestão local e pelos professores do curso de Engenharia Agronômica Jhansley Ferreira da Mata, Vanesca Korasaki, Larissa Rodrigues de Azevedo Câmara, Daniela Fernanda da Silva Fuzzo, João Alberto Fischer Filho e Rodrigo Ney Millan.
Ao fim das atividades, a partir das 16h, uma reunião no Anfiteatro contou com a presença da comunidade acadêmica, onde estudantes, professores e servidores puderam dialogar sobre as necessidades locais, expectativas e demandas para o próximo ano da Universidade. Dentre as pautas, foram expostas as necessidades dos concursos, a estabilidade de carreira e os reajustes na ajuda de custo para os servidores técnicos administrativos; o funcionamento da dedicação exclusiva de professores (DEs); além do retorno ao vestibular próprio da UEMG.
A professora Lavínia Rosa Rodrigues, ao final da visita, ponderou a importância do encontro para a Reitoria. “Nós estamos numa jornada muto intensa, muito importante, esperamos que isso seja uma de nossas visitas e que a gente possa retornar muitas vezes”, comenta. “Com certeza foi muito interessante. Eu saio daqui com algumas questões para levar e é bom que a gente vai conhecendo aqui de perto como a instituição se pensa e se organiza”, completou.
Assessoria de Comunicação – UEMG Frutal
Texto: Vitor Hugo Girotto
Fotos: Daniela Moreira