Em reunião com estudantes, reitoria dialoga sobre Assistência Estudantil e ouve demandas

site capa2 02

Estudantes de todas Unidades Acadêmicas da UEMG participaram, nesta tarde de sexta-feira (19/11), de uma reunião com a gestão superior da Universidade. A convite da Reitora, professora Lavínia Rosa Rodrigues e do vice-Reitor, professor Thiago Torres, eles puderam dialogar sobre a política de Assistência Estudantil e tiveram oportunidade de apresentar questionamentos sobre diversos assuntos. Aproximadamente 300 discentes participaram da reunião online.

A pauta principal da reunião foi a política de Assistência Estudantil. A reitoria apresentou os dados da execução do PEAEs na UEMG e demonstrou que, ainda que, considerando 2019, o primeiro ano do programa, houve um crescimento no número de benefícios concedidos aos estudantes da UEMG, conforme demonstra o gráfico abaixo.

imagem1Número de benefícios concedidos através do Peaes.

.

Com relação às diversas ações de apoio ao estudante, a gestão superior da Universidade apresentou informações que demonstram um crescimento na aplicação dos recursos para essa finalidade.

imagem2

.

Os números demonstram que os valores aplicados por meio de bolsas de Monitoria, Extensão, Pesquisa, Assistência Estudantil e Inclusão Digital subiu de R$ 1,9 milhão em 2020 para R$ 10,5 milhões neste ano. A série histórica exibida no gráfico apresenta ainda os anos de 2018 e 2019, com investimento nessa área de R$ 2,2 milhões e R$ 3,2 milhões, respectivamente.

A situação financeira da Universidade também foi apresentada na reunião com os discentes. A UEMG, que nos últimos dez anos se tornou a terceira maior Universidade Pública de Minas Gerais, em número de estudantes atendidos, em 2021 teve uma significativa melhora no orçamento, conforme demonstra o gráfico abaixo.

.

imagem3Gráfico: Série histórica orçamento da UEMG x Evolução do número de Estudantes

.

O encontro virtual com a comunidade discente, trouxe também informações importantes sobre as ações da gestão para a realização de novos concursos, além do trabalho que está em andamento para a melhoria nas infraestruturas das Unidades Acadêmicas, além da aquisição de novos equipamentos para laboratórios e setores administrativos e parque tecnológico que vai atender os cursos.

Os estudantes tiveram oportunidade de fazer uso da palavra para apresentar as demandas de suas unidades a fim de produzir melhoria da vivência, do ensino e das atividades acadêmicas, e ainda trouxeram questões pontuais de necessidades de seus cursos com sugestões para melhorias e impacto positivo no desenvolvimento de suas formações.

O convite para a reunião foi publicado nas redes sociais da Universidade e era aberto a todos os estudantes da instituição.