Cerimônia encerra Semana UEMG com novas homenagens a Paulo Freire

A noite da última sexta-feira (22) foi marcada pela atividade de conclusão da Semana UEMG 2021, promovida como parte das celebrações pelos 100 de nascimento do patrono da educação brasileira. O evento foi transmitido online por meio do canal da TV UEMG no Youtube.

No início dos trabalhos, o Pró-Reitor de Extensão Moacyr Laterza Filho teve um momento de fala, em que saudou os presentes e agradeceu a todos que participaram da semana de eventos e contribuíram com sua realização. Na sequência, o público pôde acompanhar apresentações culturais promovidas por grupos da UEMG.

O Grupo Coral da LEM da Escola de Música executou a obra “Corcovado”, de Tom Jobim, já o Coro Feminino da mesma instituição interpretou “Sabiá”, também de Tom Jobim, em parceria com Chico Buarque. Houve ainda uma apresentação do projeto de Extensão “O conto que as caixas contam: trabalhando com as narrativas literárias na prática pedagógica”. Sob orientação da Prof.ª Janayna Alves Brejo, as estudantes Aline Aparecida dos Santos e Érica Renata Alquino contaram uma narrativa extraída do livro “Paulinho o menino que escreveu uma nova história”, de Mere Abramowicz e Silmara Rascalha Casadei.

Em seu segundo momento, o encerramento contou com a palestra “Pedagogia da Resistência”, que reuniu em um debate a coordenadora do Núcleo de Políticas em Educação da Relações Étnico-raciais da UFPE, Prof.ª Maria da Conceição dos Reis, e a professora da Faculdade de Educação da UEMG, Dr.ª Aline Choucair Vaz. Ambas discutiram questões atuais da educação no país à luz de ideias e princípios do legado freireano.

A transmissão teve tradução simultânea para Língua Brasileira de Sinais (Libras), com os intérpretes Riniemy Elizabeth dos Santos e Sérgio Emanoel Ramos.

O encerramento pode ser conferido na íntegra aqui.

Reveja também a programação da Semana UEMG 2021, por meio da página de referência do evento.