Unidades da UEMG de Divinópolis e Cláudio participam da Semana da Alimentação

Assessoria de Comunicação – UEMG Divinópolis
    Texto: Elvis Gomes

Iniciada no sábado (16 de outubro, data em que foi comemorado o Dia Mundial da Alimentação), a Semana da Alimentação 2021, realizada pela Prefeitura de Divinópolis, por meio do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (Comseans) e da Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar (Caisan), conta com a parceria das Unidades da UEMG de Divinópolis e Cláudio. O evento, que será encerrado na sexta-feira (22 de outubro), busca destacar a importância da segurança alimentar como política pública do município.

A programação do evento foi iniciada com o lançamento da música “Ei, moço”, produzida pelos escritores Roberto Caroli e Conceição Cruz.

No domingo (17 de outubro), foi realizada uma live com a professora da UEMG Divinópolis Ariane Barbosa Lemos a respeito da edição especial sobre o tema "Tá na mesa" da revista "Verás Mídia", produzida por estudantes do curso de Jornalismo da Unidade durante a disciplina Cobertura Jornalística e Redação IV, ministrada pela professora no primeiro semestre deste ano. O projeto gráfico e a diagramação da publicação foram realizados pela Multimídia – Agência/Laboratório de Jornalismo da UEMG Divinópolis, coordenada pela professora Daniela Martins Barbosa Couto. Clique aqui e confira a revista.

Nessa segunda-feira (18 de outubro), a professora da UEMG Divinópolis Márcia Helena Batista Corrêa da Costa realizou a mediação da mesa-redonda "A crise hídrica e os impactos na cadeia de produção de alimentos", que contou com a participação de Daniel Calbino (Universidade Federal de São João del-Rei – UFSJ/Sete Lagoas), Lamartine Welington Branquinho (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais – Emater-MG/Divinópolis) e Adriana Silva (Cooperativa dos Produtores da Agricultura Familiar de Divinópolis e Região – Cooprafad e Associação dos Pequenos Produtores da Agricultura Familiar de Divinópolis – Aprafad).

Outros eventos
    Nesta terça-feira (19 de outubro), às 19h, será realizada a mesa-redonda "Obesidade infantil: estratégias de promoção de saúde", que terá a participação de Gabriela Ortiz (Nutrição – Universidade de São Paulo – USP), Camila Brandão (Educação Física – UEMG Divinópolis) e Mário Rabelo (Nutrição – Grupo Líder Oeste). O moderador do evento será o professor José Vítor Vieira Salgado, dos cursos de bacharelado e licenciatura em Educação Física da UEMG Divinópolis.

Já no dia 21 de outubro (quinta-feira), também às 19h, está agendada a mesa-redonda "Vulnerabilidade alimentar no contexto da pandemia", para a qual foram convidadas as professoras Elaine Martins Moreira (Serviço Social – Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ), Letícia Pereira Dourado (Serviço Social – UEMG Divinópolis) e Olsymara Cavalcanti (Serviço Social – UEMG Cláudio). A mediação será realizada pela professora Camila Ramos Ferreira Vasconcelos, do curso de Serviço Social da UEMG Cláudio.

As mesas-redondas integram a programação do Webinário Segurança Alimentar: Criatividade e Desafios.

Clique aqui e confira a programação completa do evento