Unidade Ituiutaba transforma produtos apreendidos pela Receita Federal em doação

Nesta sexta-feira, 24 de setembro, estudantes da Unidade Ituiutaba integraram uma das etapas do Projeto Transformação, realizado pela Receita Federal, e que tem o intuito de levar às instituições de Ensino Superior produtos apreendidos que poderiam ser descartados para sua transformação sustentável em itens que possam ser doados para populações carentes.

Para a etapa desta sexta-feira, houve a destinação de mais de 300 kg de vestuários e acessórios, que serão “descaracterizados” pela força-tarefa (retirada da identidade visual que caracteriza a mercadoria pirateada apreendida). Já os produtos alcóolicos - 131 litros de bebidas e 144 litros de perfume - serão transformados em álcool em gel 70%.

Além disso, ainda serão destinadas duas toneladas de cola para dar prosseguimento às pesquisas da Unidade para a transformação do material em tijolos, vasos ecológicos, resina para produção de chaveiros e massa de modelar para crianças (slime).

A diretora da UEMG Ituiutaba, professora Patrícia Alves Cardoso, esteve presente durante as atividades desta sexta-feira e ressaltou o caráter social dos projetos relacionados: “esta ação da Receita Federal é importante, porque o Projeto Transformação contribui para o desenvolvimento da pesquisa na Universidade, e, consequentemente, auxilia a comunidade em geral. Já em relação às doações de roupas e demais itens que serão distribuídos para famílias carentes, a partir do Projeto Corrente do Bem, a UEMG-Unidade Ituiutaba , juntamente com a Receita Federal cumprem seu papel social, proporcionando melhor qualidade de vida às pessoas que têm sofrido muito com a pandemia e as consequências financeiras advindas dela”.

Já o delegado da Receita Federal do Brasil em Uberlândia, o auditor-fiscal Eduardo Antônio Costa, celebra a realização de mais uma etapa do Projeto Transformação na região e comenta : “a Receita Federal, pensando em uma destinação sustentável para mercadorias apreendidas impróprias para o uso e o consumo, deixa de destruir esses produtos, poluindo [assim] a natureza, e, por meio de parcerias com as instituições de ensino da região, passa a promover a transformação destas mercadorias. Reforçamos também a importância da experiência na formação profissional dos estudantes universitários, na medida em que poderão acompanhar de perto o processo de transformação destes produtos”.

A parceria da Receita Federal com a UEMG visa beneficiar quatro entidades do município de Ituiutaba: a Casa dos Velhos Bezerra de Menezes, o Lar do Idoso Padre Lino José Correr e Lar do Idoso Nivaldo Justino de Paula Dolorinda Maria de Paula. Essas instituições juntas atendem a mais de 210 famílias e cerca de 110 idosos.

Com informações do site Regionalzão