UEMG sedia exposição sobre o escritor Fernando Sabino

A casa escolhida para abrigar a exposição “Encontro Marcado / 300 anos de Minas Gerais”, organizada pelo Instituto Fernando Sabino, é o Espaço Cultural da Escola de Design da Universidade do Estado de Minas Gerais, em Belo Horizonte.

A abertura da Exposição foi realizada na manhã desta sexta-feira (17/9), em solenidade que contou com a presença da Reitora da UEMG, professora Lavínia Rosa Rodrigues, e do filho do escritor, Bernardo Sabino, dentre outras personalidades.

O projeto traz um tom saudosista, já que um dos lugares favoritos de Fernando Sabino na capital mineira foi escolhido para sediar as diversas manifestações artísticas do projeto: a Praça da Liberdade. O prédio, no local, que abriga a Escola de Design da UEMG e que agora recebe a mostra, ocupa a área em que existia a casa onde Sabino nasceu, viveu sua infância e adolescência – outra curiosa memória afetiva ligando o lugar e a homenagem.

A exposição, que poderá ser visitada até 12 de outubro, tem curadoria do Coletivo de Arte Libertas, e foi viabilizada com recursos da Lei Aldyr Blanc de incentivo à cultura. Além da mostra, estão sendo realizadas diversas intervenções artísticas, que vão ocorrer simultaneamente ao ar livre no Circuito Cultural da Praça da Liberdade, todas elas inspiradas no livro “Encontro Marcado”, de Fernando Sabino, produzidas pelos artistas do Coletivo de Arte Libertas.

Fotos: Antonio Araujo/Ascom Reitoria UEMG