Cerimônia completa a posse de 180 novos professores efetivos

A Cidade Administrativa recebeu hoje (06), em seu auditório Juscelino Kubitschek, o segundo grupo de professores da posse coletiva na UEMG nesta semana. Foram empossados, nesta sexta-feira, docentes concursados para as unidades Escola de Design, Escola de Música, Escola Guignard, Faculdade de Educação, Barbacena, Carangola, Frutal, Ibirité, Poços de Caldas e Ubá – ontem, foi a vez dos professores de Campanha, Cláudio, Diamantina, Divinópolis, Ituiutaba, João Monlevade e Passos.

Após a composição da mesa, que teve a presença da reitora Lavínia Rodrigues e do vice-reitor Thiago Torres, acompanhados da secretária de Planejamento e Gestão de Minas Gerais Luísa Barreto e da secretária de Estado Adjunta de Educação Geniana Guimarães Faria, a professora Eliane Gomes Machado, da Faculdade de Educação, foi convidada a realizar um pronunciamento em nome de todos os docentes empossados na data.

"Hoje é um dia de vitória e estamos celebrando com muito orgulho o nosso lugar. Mais uma etapa se inicia em nossas vidas, em que descobrimos horizontes novos todos os dias, nos esforçando para acreditar que uma constante é ter esperança. E valeu a pena a nossa espera e confiança de que esse dia de hoje chegaria".

posse profes 2021 2o dia profa
    Na sequência, a fala foi da secretária Luísa, que fez um convite aos professores:

"Quero convidar vocês a ingressarem no serviço público imbuídos desse espírito de transformação, que compreendam a relevância do papel de vocês na vida dos estudantes. Vocês ingressam nessa carreira para transformar a vida das pessoas, para trazer mais oportunidades a milhares de mineiros, e isso é muito importante. Tomem posse e comecem a trabalhar com esse espírito de melhoria, e eu tenho certeza de que lá na frente terão muitos alunos que lembrarão de vocês para sempre e que falarão da diferença que a UEMG fez na vida deles".

posse profes 2021 2o dia profa luisa
    A reitora Lavínia aproveitou sua mensagem para agradecer ao trabalho de toda a equipe envolvida no processo das posses – da comissão de organização do concurso aos diretores e docentes nas unidades – e destacou o compromisso da instituição em realizar um trabalho cada vez melhor, que corresponda às conquistas alcançadas.

"Se, como disse ontem, essa cerimônia de posse é uma ocasião de celebração do futuro, temos a crença de que o futuro se molda com respeito e incentivo à educação. Como diz Paulo Freire, a educação por si só pode não transformar a sociedade, mas, sem ela, tampouco a sociedade muda. Educação é imprescindível, e nós aqui somos todas e todos educadores e educadoras, pesquisadores e pesquisadoras e, endossando o recado da secretária [Luísa Barreto], somos servidores e servidoras públicas, e isso é de uma importância que molda um futuro de compromisso com uma sociedade que possa incluir mais pessoas, e a universidade é aberta para isso".

posse profes 2021 2o dia reitora
    Também acompanharam o evento os pró-reitores Fernando Antônio Sette Júnior (Planejamento, Gestão e Finanças), Michelle Rodrigues (Graduação), Moacyr Laterza Filho (Extensão), a professora Virginia Coeli Queiroz, representando a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, o chefe de gabinete da UEMG Raoni Bonato, o presidente da Associação dos Docentes da UEMG, Prof. Roberto Kanitz, além dos diretores Heloisa dos Santos (Escola de Design), Lorena D’Arc de Oliveira (Escola Guignard), Maria de Lourdes Teixeira (FaE), Andrea Vicente Abreu (Carangola), Marco Antônio Faria (Ubá) e Camila Jardim (Ibirité), bem como o vice-diretor Unidade Frutal, Prof. Leandro Pinheiro, e a Prof.ª Daniela Fantoni de Lima, representando a Direção da Unidade Barbacena.

O vídeo da cerimônia, que foi transmitida pelas redes sociais, ficou gravado no Youtube.

Após a cerimônia os professores apresentaram a documentação para a posse na Reitoria da UEMG e registraram o momento da assinatura do Ato de Posse no Gabinete da Reitora. Confira as fotos clicando aqui.