Empreendedorismo e tecnologia são temas de evento comemorativo do NIT-UEMG

O Núcleo de Inovação Tecnológica e Transferência de Tecnologia (NIT) da UEMG iniciou a celebração de seus 10 anos de atuação por meio do “NIT Day: inovação em ação”, realizado na tarde de ontem (30/06). O evento on-line (assista aqui) foi prestigiado por mais de 60 pessoas, dentre elas a reitora da UEMG, Prof.ª Lavínia Rosa Rodrigues, o presidente da FAPEMIG (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais) Paulo Sérgio Lacerda Beirão, além de estudantes e professores de diversas unidades da UEMG.

Um dos convidados a se apresentar na transmissão, o Prof. Dr. Jarbas Caiado de Castro Neto, graduado em Física, abordou o tema “Inovação tecnológica propulsora da nova economia e um case demonstrativo do processo”. O professor utilizou o exemplo de algumas das empresas mais valiosas do mundo, do setor de tecnologia, para demonstrar a colaboração de universidades no desenvolvimento das companhias: estas possuem condições de investir em projetos de pesquisa do Ensino Superior, os quais, voltados à criação de novas soluções, resultam na geração de produtos e serviços diferenciados. Para o professor, esse modelo de enriquecimento conjunto favorece o crescimento econômico e é um caminho que precisa ser percorrido pelo país: “O Brasil está longe de cunhar alguma política para as empresas de tecnologia, embora elas tenham o potencial de gerar uma riqueza absurda para o país”.

A segunda apresentação do evento se deu com a Prof. Dr.ª Simone Silva dos Santos Lopes, coordenadora da Agência de Inovação Tecnológica da Universidade Estadual da Paraíba. Sua exposição fundamentou-se em detalhar o trabalho e a evolução do NIT da UEPB: “A gente está em um processo histórico aqui na Universidade. O órgão busca incubar empresas, promover o empreendedorismo e transferir tecnologias para pequenas e inovadoras empresas, aproveitando-se da característica da região como hub tecnológico”, relatou, aproveitando para indicar números que já mostram resultados: 4 startups ativas, 62 pedidos de patentes já realizados e 12 softwares registrados.

Lançamentos
    Durante o NIT Day, foram apresentadas ao público, oficialmente, duas novas cartilhas institucionais publicadas pelo Núcleo: “Cartilha de Orientações Básicas do NIT/UEMG” e “Manual UEMG de Propriedade Intelectual - Programa de Computador”.

A primeira, elaborada pela equipe do NIT-UEMG, visa apresentar as principais orientações a respeito da inovação e propriedade intelectual na Universidade e perante os órgãos competentes, bem como um breve histórico do Núcleo e o fluxo básico do processo de atendimento das 20 Unidades Acadêmicas da UEMG operacionalizado pela equipe do NIT. Confira aqui.

A segunda cartilha é resultado de ação de ensino na disciplina “Conceitos e Aplicações em Propriedade Intelectual”, lecionada pelos professores Dr. Fernando Melo da Silva e Dr. João Paulo Leonardo de Oliveira, no contexto do Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (PROFNIT), desenvolvido na Unidade Frutal. Composta em parceria com a equipe do NIT, essa cartilha tem como principal finalidade fornecer informações à comunidade acadêmica da UEMG sobre o processo de tramitação de pedidos de proteção de programas de computador (usualmente chamados de “softwares”). Para saber mais, clique aqui.

Em julho do ano passado, parceria semelhante também foi estabelecida por ocasião do lançamento do "Manual UEMG sobre Direitos Autorais e de Imagem em aulas remotas”.

Tags: ,