Durante a 1ª reunião ordinária de 2021 do Conselho Universitário da Universidade do Estado de Minas Gerais (CONUN/UEMG), a gestão superior da instituição apresentou dados orçamentários planejados para este ano e demonstrou que houve um crescimento considerável na reserva de recursos para atividades de apoio estudantil.
Dentre os números demonstrados aos conselheiros e conselheiras, estão os valores que serão destinados diretamente a estudantes por meio das ações de ensino, pesquisa, de extensão e assistência estudantil.
A Presidenta do CONUN/UEMG, professora Lavínia Rosa Rodrigues, destacou que o planejamento busca fortalecer as políticas de permanência de estudantes que ingressaram nos cursos de graduação da Universidade.
A apresentação dos dados foi feita pelo pró-Reitor de Planejamento, Gestão e Finanças, Fernando Sette Junior. De acordo com um levantamento histórico que Sette apresentou (gráfico 1), este é o maior valor investido diretamente em ações de apoio a estudantes nos últimos anos.
Em 2020, o valor alocado no orçamento para ações dessa natureza foi de R$ 1,9 milhão. Para 2021, após intensa atuação da gestão, um valor maior foi reservado. Segundo os números, o planejamento alcança a casa dos R$ 9,2 milhões com bolsas de monitoria, de Pós-Graduação, Pesquisa, Estágio e Extensão. Ainda inclui nesse valor, a Assistência Estudantil (Peaes). (Gráfico 2).
Gráfico 1: Série histórica de 2015 a 2020 em ações de apoio estudantil.
Gráfico 2: Detalhamento do orçamento 2021 para ações de apoio a estudantes.
Error