A Reitoria da Universidade do Estado de Minas Gerais está trabalhando para viabilizar que estudantes dos cursos de enfermagem, medicina e fisioterapia possam atuar no enfrentamento ao novo coronavírus (covid-19), por meio da Ação Estratégica “O Brasil conta comigo”.
A iniciativa do Ministério da Saúde foi lançada nesta semana com objetivo de apresentar uma resposta à situação de Emergência em Saúde Pública no país em decorrência da Pandemia e da necessidade extraordinária de mobilização da força de trabalho em saúde para a atuação nos serviços ambulatoriais e hospitalares do SUS.
Nesse primeiro momento, é preciso que o (a) interessado (a) em fazer parte da ação se cadastre no portal http://sgtes.unasus.gov.br/apoiasus/. Para que o recrutamento se efetive, a Reitoria da UEMG está em tratativas com a Secretaria de Educação de Minas Gerais para regulamentar a colaboração dos estudantes. Até o momento, apenas alunos do sistema federal de ensino estão habilitados para o recrutamento automático.
De acordo com o edital, os estudantes chamados terão direito a uma bonificação, que inclui o recebimento de uma bolsa, enquanto durar a medida, de acordo com a carga horária do estágio supervisionado – de 40h no valor de um salário mínimo (R$ 1.045) e de 20h no valor de meio salário mínimo (R$ 522,50).
Eles ainda receberão 10% de pontuação no ingresso em programa de residência do Ministério da Saúde, no prazo de dois anos, além de certificado de participação. O Banco do Brasil apoiará a iniciativa do ministério, disponibilizando solução 100% digital para o pagamento das bolsas dos estudantes.