Fechando o semestre letivo de 2019, em 07 de dezembro, foi realizado o último módulo do Curso de Extensão “Diálogos Interdisciplinares - Universidade e Escola”, com a palestra intitulada Violência escolar - alguns apontamentos.
Durante a atividade, ministrada pela Profa. Gisele Braga de Aquino, foi apresentado aos professores e profissionais da rede de educação Municipal e Estadual o conceito de violência, os tipos de violência e a violência escolar. Em meio ao debate, discutiu-se as implicações do fenômeno da violência no cotidiano escolar e quais estratégias podem ser utilizadas para intervir e encontrar possíveis soluções para o problema, complexo e multifatorial.
Na sequência, os professores Jardel Costa Pereira, coordenador do curso de extensão, Rodrigo Fialho, diretor da Unidade Leopoldina, e José Edelberto de Oliveira, coordenador de extensão da Unidade Acadêmica, realizaram a entrega dos certificados aos alunos.
Antes, no dia 30 de novembro, o Prof. Inácio Frade conduziu o curso Cotidiano escolar e cultura afro-brasileira e indígena: centralidade ou margens?, com o objetivo de fomentar uma reflexão sobre os modos como são pensados e ensinados os conteúdos referentes à história e cultura africana e afro-brasileira nas redes pública e particular do Ensino Fundamental e Médio. O ponto de partida foi o racismo epistemológico corporificado na precariedade das publicações textuais e das produções audiovisuais a respeito dessa temática, sobretudo, a nível regional e local.
Ao longo do semestre, os Diálogos Interdisciplinares mobilizaram em seu ciclo de atividades egressos da UEMG Leopoldina, professores, especialistas de educação e gestores que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental nas redes pública e privada da região.