Editora UEMG | Lançado e-book ‘Mulheres, crianças e negritudes’

Por Leandro Ferreira / Editora UEMG

Não é difícil constatar que temas como inclusão racial, igualdade entre os gêneros e os desafios na educação e na infância pautam cada vez mais a vida cotidiana – vida essa constantemente surpreendida por abusos. Com uma visão crítica acerca dessas questões, os professores Érika Oliveira Amorim e Jairo Barduni Filho desenvolveram um projeto de pesquisa em que reuniram seus textos e de outros colaboradores para a produção de um livro. Assim nasceu ‘Mulheres, crianças e negritudes’, produção da Editora UEMG, com 115 páginas.

“A obra ‘Mulheres, crianças e negritudes’ se dedica à tríade gênero-infância-raça e convida o leitor a questionar as relações sociais e suas problemáticas contemporâneas, como o bullying, a violência de gênero contra as mulheres e o racismo. Este texto se configura como um instrumento que instiga a reflexão sobre as hierarquias sociais que marcam nossa sociedade e impõem desigualdades”, disse Érika.
    O livro está disponível no site da Editora UEMG, no endereço eduemg.uemg.br, na seção “Catálogo”. O download poderá ser feito gratuitamente.

Os organizadores
    Érika Oliveira Amorim Tannus Cheim é professora da UEMG Unidade Carangola, e da Rede Pública Estadual de Ensino de Minas Gerais. Doutora em História Social das Relações Políticas pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), mestra em Extensão Rural pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e licenciada em História pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Carangola (FAFILE/UEMG), ela integra o Laboratório de Estudos de Gênero, Poder e Violência (LEG/UFES).

Seu colega, Jairo Barduni Filho, é professor da UEMG Unidade Cláudio. Doutor pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), mestre em Extensão Rural pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e graduado em Pedagogia pela mesma instituição, atualmente é líder do grupo de pesquisa Gênero e Política: Debates Contemporâneos em Educação. Seus temas de trabalho são Gênero, Masculinidades e Cotidiano Escolar, e ele é ainda autor do livro ‘Poetas, Agrícolas, Boêmios, Esportistas, Delicados: Um jogo de masculinidades’.

eduemg lancamento mulheres criancas negritudes