Unidade Campanha e FaE-UEMG discutem Educação Inclusiva em evento aberto

O Núcleo de Estudos e Pesquisa em Políticas Públicas para Educação (NEPPPE), sediado na Faculdade de Educação (FaE), juntamente com representantes de várias Unidades da UEMG, promoveu no início desta semana (dias 07 e 08/10) o Seminário de Políticas Públicas para a Educação Inclusiva. Realizado na Unidade Acadêmica de Campanha, o evento contou ainda com a participação de pesquisadores de outras instituições de Belo Horizonte, Campanha, Três Corações, Lavras, São João Del Rey, além da grande presença de acadêmicos e professores da rede municipal e da rede privada.

No encontro, foram abordados temas pertinentes à inclusão, incluindo palestrantes portadores das deficiências, que relataram os desafios que enfrentaram e as maneiras pelas quais conseguiram superar as limitações de modo a estarem, hoje, atuando profissionalmente. Nesse sentido, pesquisadores deficientes conduziram quatro minicursos que mobilizaram grande envolvimento por parte dos professores da rede municipal e privada, estudantes e ex-alunos da UEMG.

Na abertura, dia 07, após palestra sobre a Educação Inclusiva e os focos que devem direcionar as políticas públicas, uma mesa redonda com o secretário de Educação de Campanha, Vicente Baldo, e a responsável pelo Núcleo de Assistência ao Estudante da Rede Privada do município, Prof.ª Luciana Claudia, articulou o relato de ações realizadas e questionamentos sobre demandas e necessidades de apoio ainda existentes.

Ainda na programação do evento, apresentações orais de trabalhos possibilitaram ricos debates e uma integração entre as ações realizadas nos municípios da região, tanto na rede pública quanto na rede privada. Foram 16 trabalhos da Unidade Campanha, FaE-UEMG, UFLA, UFSJR, AEE de Campanha, COOPERCAMP.

Antes do encerramento, a Prof.ª Carla Nogueira, coordenadora do NEPPPE, agradeceu o apoio da UEMG com o transporte, da UEMG Campanha, por sediar e organizar o evento, e dos palestrantes e participantes, cumprimentando-os pelo sucesso do evento e pela riqueza das discussões.