Unidade Ituiutaba | Universidade recebe Posto de Atendimento Pré-Processual

Na primeira foto, da esquerda para a direita: o diretor da UEMG Unidade Ituiutaba, Conrado Pereira; o coordenador do curso de Direito da Unidade Acadêmica, Fausto Amador Alves; o juiz auxiliar da 3ª Vice-Presidência do TJMG, José Ricardo Véras e o juiz Roberto Bertoldo Garcia. Na segunda imagem (esq. para a dir.): Juiz Roberto Bertoldo Garcia; juíza do Juizado Especial, Vanessa Vedovotto; José Ricardo Véras e a juíza diretora do foro, Alessandra Leão Medeiros Parente.

A UEMG Unidade Ituiutaba e o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) celebraram convênio de cooperação técnica com vistas a proporcionar a implementação do Posto de Atendimento Pré-processual (PAPRE) do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC) na Comarca de Ituiutaba. Assim, desde a última quarta-feira (02/10) a Comarca conta com uma unidade voltada à conciliação de conflitos não judicializados.

Além de beneficiar os alunos do Curso de Direito da Unidade Ituiutaba da Universidade com mais um campo de estágio, o convênio firmado abre as portas da instituição à comunidade em geral, visando à resolução célere e pacífica de conflitos das diversas áreas jurídicas. Toda a dinâmica desenvolvida no Papre será acompanhada pela experiência do TJMG no que se refere aos mecanismos de conciliação e mediação (saiba mais).

Segundo o coordenador do Curso de Direito da Unidade Acadêmica, Prof. Fausto Amador Alves Neto, a instalação do PAPRE junto ao Núcleo de Prática Jurídica da UEMG segue os ditames das novas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de graduação em Direito, de modo a instigar os alunos quanto a práticas de Conciliação, Mediação e Arbitragem, em complemento à disciplina já ministrada em sala de aula. “Configura-se como uma importante conquista para os alunos e professores e, sem dúvidas, trará novas perspectivas de aprendizado e consolidação das práticas pedagógicas previstas no PPC do Curso”, avalia o coordenador.

A solenidade de inauguração do PAPRE, realizada no último dia 02, no salão do Tribunal do Júri do Fórum de Ituiutaba, contou com a presença do diretor da UEMG Unidade Ituiutaba, Prof. Conrado Henrique, do coordenador do Curso de Direito, Prof. Fausto Neto, além de vários docentes e discentes do Curso, magistrados, promotores, advogados, defensores públicos e servidores do Tribunal e da UEMG.

Também com informações de tjmg.jus.br

Tags: