Na última sexta-feira (23), a professora Camila Cravo e as estudantes Aline Cerqueira, Anajadir Morais, Ariane Chiconell, Laralice Cordeiro e Sueli Eugênia – todas do curso de Pedagogia da UEMG Unidade Leopoldina – participaram do evento ‘Coração Lilás: todos no combate à violência contra a mulher’, realizado no Salão da Associação Comercial.
Organizado pela vereadora Kélvia Raquel juntamente com as secretarias municipais de Saúde e Assistência Social, e voltado à necessidade urgente do enfrentamento da violência contra a mulher, destacando a importância dos registros para o diagnóstico das ocorrências e esclarecendo sobre a atuação da Rede de Proteção, o evento teve como principal objetivo capacitar profissionais da Saúde, da Assistência social e da Educação.
Integrantes do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, as acadêmicas apresentaram à Rede de Proteção à Mulher de Leopoldina, que se reuniu no evento, o projeto ‘Não, não gostamos de ter medo! Conversando sobre a violência contra as mulheres/meninas nas escolas’, que é implementado pela Unidade Leopoldina com apoio do PAEx-UEMG. São oficinas com docentes e trabalhadores da Educação das escolas estaduais e municipais do de Leopoldina, com ênfase na apresentação específica da violência em questão, nas formas de verificação de abusos e nos procedimentos de encaminhamento aos órgãos responsáveis.
Até o momento, o projeto visitou 15 escolas, totalizando 150 professores alcançados. Até ao final do ano, deve dobrar o número de escolas contempladas e triplicar o de profissionais abordados.