Agenda cheia na participação da Universidade na edição 2019 do Projeto Rondon

A UEMG esteve representada no Piauí, neste mês de julho, por meio de estudantes e professores da Unidade Passos da Universidade, que fizeram parte da ‘Operação João de Barro’ do Projeto Rondon, que percorreu cidades do estado da Região Nordeste. Juntamente com representantes da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí), o time da UEMG, que contou com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão, centrou sua atuação no município de Novo Oriente, do dia 12 ao 28 do último mês.

A abertura oficial da jornada aconteceu na capital, Teresina (PI), reunindo as equipes de todo o país, que, depois, se deslocaram para as cidades previstas – o Projeto Rondon permite aos discentes a imersão em realidades diferentes, por meio da participação em intervenções que visam a melhoria de vida de comunidades rurais, isoladas e/ou vulneráveis.

A equipe uemguiana foi coordenada pelas docentes do curso de Enfermagem da Unidade Passos Sandra de Souza Pereira e Marilene Elvira de Oliveira e conteou com oito alunos de Biomedicina, Comunicação Social, Direito, Enfermagem, Medicina, Pedagogia e Serviço Social.

Já em Novo Oriente, as professoras e os estudantes realizaram oficinas de brinquedoteca, aleitamento materno, direito e meio ambiente, saúde multidisciplinar, dentre outras relacionadas aos temas saúde, educação, cultura e direitos humanos e justiça. Ao todo foram oferecidas 48 oficinas e 1.243 pessoas foram capacitadas pela equipe UEMG

O Projeto Rondon é uma ação interministerial do Governo Federal, coordenada pelo Ministério da Defesa, com o apoio das Forças Armadas e parceria dos municípios e Instituições de Ensino Superior.

Tags: ,