Projeto Rondon: UEMG se prepara para a edição 2019

Bárbara Lourenço - estagiária da Assessoria de Comunicação da UEMG

Coordenadores das equipes que atuarão no Rondon deste ano participaram da viagem precursora do Projeto, de 7 e 13 de abril, para tomarem conhecimento dos municípios que receberão as intervenções. Fez parte da equipe a docente da Unidade Passos, Sandra de Souza Pereira, que será a responsável pelos estudantes da UEMG.

A professora Sandra Pereira participou do Rondon quando era aluna, em 2007, e lembra da experiência como uma das melhores de sua vida. De volta ao projeto agora, em 2019, ela não esconde o entusiasmo: “Vamos para capacitar pessoas, mas a verdade é que somos nós que retornamos com grandes aprendizados”.

O time da UEMG, representada neste ano pela Unidade Passos e com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão, fará sua atuação no município de Novo Oriente. A equipe é composta por duas professoras do curso de Enfermagem e oito alunos dos cursos de Biomedicina, Comunicação Social, Direito, Enfermagem, Medicina, Pedagogia e Serviço Social, que desenvolverão atividades relacionadas ao chamado Conjunto A correspondente aos eixos de saúde, cultura, educação, direitos humanos e justiça.

A Operação João de Barro, como foi batizada a edição 2019 do Projeto Rondon, irá percorrer 12 cidades do Piauí, no mês de julho. Nesse primeiro contato, em abril, os coordenadores se reuniram os secretários municipais, diretores, professores e demais líderes comunitários para apresentar as propostas de atividades.

Conhecimento para a vida
    O Projeto Rondon é uma ação interministerial do Governo Federal, coordenada pelo Ministério da Defesa, com o apoio das Forças Armadas e parceria dos municípios e Instituições de Ensino Superior. Além de proporcionar conhecimento e melhoria de vida para a população das comunidades rurais, o projeto permite aos discentes a imersão em realidades diferentes, servindo como experiência de aprendizado de vida e cidadania.