Unidade Passos | Docentes da UEMG lançam coletânea sobre pessoas que vivem com HIV

Julia Moraes – Estagiária da Assessoria de Comunicação da UEMG Passos

O lançamento da coletânea 'Compilado de Artigos Sobre Pessoas que Vivem com HIV', ocorrido na última sexta-feira (dia 14), na Casa da Cultura de Passos, apresentou três livros que abordam diversas temáticas sobre a convivência com o HIV. 'Assistência Integral à Saúde da Criança, da Mulher e do Adolescente' é o título do primeiro; 'Relacionados ao Conhecimento do HIV, à Nutrição e à Exposição ao Material Biológico', o do segundo; já o terceiro traz como título 'Relacionados à Busca Ativa aos Faltosos, às Populações-chave Prioritárias, à Prevalência e às Atividades Educativas'.

Estavam presentes alguns autores da coletânea, como a organizadora e autora Josely Pinto de Moura, o autor Geilton Xavier de Matos e as autoras Maria Olímpia Almada e Raquel Dully Andrade, além do diretor UEMG Passos, também autor de um dos artigos publicados, professor Itamar Teodoro de Faria.

De acordo com o docente da Universidade do Estado de Minas Gerais e coordenador da farmácia do Ambulatório Escola (Ambes), Geilton Xavier de Matos o trabalho foi construído graças à dedicação de todos os envolvidos, “fui responsável por auxiliar a Josely, juntamente com a Raquel e a Maria Olímpia a selecionar os artigos que fossem fazer parte desta coletânea. São três obras que reúnem quase todos os artigos, projetos, e trabalhos de conclusão de curso dos últimos três anos no Ambes, todos eles relacionados ao local, com o intuito de divulgá-lo”.

Toda a coletânea reúne artigos de discentes da UEMG, responsáveis por realizar, com o auxílio dos professores, várias pesquisas relacionadas às pessoas que vivem com HIV. Foi uma união entre docentes e discentes, uma conquista significativa para todos os envolvidos.

Para Josely Pinto, a participação dos alunos nesse trabalho é um importante reforço na formação acadêmica deles. “A grande importância desta publicação é prepararmos os alunos para uma vida acadêmica e, mesmo para aqueles que não tiverem interesse de seguir uma carreira acadêmica, será um diferencial relevante no currículo dos discentes e uma formação em Ensino e Pesquisa, bem apurada. É um dia de muita emoção, de alegrias e realizações, porque é uma obra que foi feita em muitas mãos, com uma equipe multidisciplinar, além de contar com a importante participação da equipe do Ambes, onde foram realizadas todas estas pesquisas”, enfatizou.

A professora e autora Raquel Dully Andrade, comenta que esta “é uma conquista muito importante para a autoestima, para a motivação destes alunos, para que eles possam continuar buscando conhecimento, novos horizontes, estimulando o seu processo contínuo de aprendizagem ao longo da vida”.

As pesquisas que foram fruto deste trabalho são essenciais para as pessoas que vivem com HIV, e, segundo a docente da Universidade e uma das autoras, Maria Olímpia Ribeiro do Vale, os pacientes possuem várias considerações, tanto com relação à doença, quanto ao tratamento. “Há várias contraindicações, problemas medicamentosos, do metabolismo, que vão interferir na qualidade de vida das pessoas. As pesquisas relacionadas a isso são importantes, para melhorar a qualidade de vida delas, para que possam viver melhor”.

“Este é um resultado do trabalho de professores extensionistas e acadêmicos da área de Saúde, que vem se dedicando sobre assuntos pertinentes ao Ambulatório, um centro de referências para Infecções Sexualmente Transmissíveis. A obra lançada é uma das amostras de que nós efetivamente produzimos conhecimento e que ele interfere positivamente na sociedade”, afirma o diretor Itamar Teodoro de Faria.

Confira algumas fotos do lançamento

Tags: