Unidade Passos | Ambulatório Escola realiza Pit Stop do Amor

Texto: Júlia Moraes – Estagiária Assessoria de Comunicação UEMG Passos

Em comemoração ao dia dos Namorados, a entrada B do Bloco 04 da Unidade Acadêmica recebeu ontem, 12 de junho, o Pit Stop do Amor. Promovido pelo Ambulatório Escola (AMBES) da UEMG, a atividade possibilitou aos passantes a oportunidade de aferir a pressão arterial, testes rápidos de Hepatite B, Hepatite C e Sífilis, além do recebimento gratuito de preservativos masculinos.

Estudantes do curso de Enfermagem e Biomedicina conduziram os procedimentos, com a supervisão do enfermeiro e professor, Policardo Gonçalves da Silva, e da docente dos cursos de Enfermagem e Ciências Biológicas Bacharelado, Josely Pinto de Moura.

"É importante divulgar a prevenção e orientar as pessoas a realizarem os testes rápidos, que são medidas preventivas. Aproveitamos o momento para distribuir os preservativos e incentivar o uso deles, principalmente nesta data, do Dia dos Namorados", comenta a professora Josely Pinto de Moura.

A coordenadora do Ambulatório, Luana Matos Silva Araújo, fala sobre a realização desse tipo de ação: “O objetivo principal é ampliar as ações que já realizamos no AMBES, principalmente porque esta ação está acontecendo em períodos em que normalmente o Ambulatório está fechado, no horário do almoço".

Na ocasião, foram realizados 39 testes rápidos, cerca de 100 aferições de pressão arterial e a distribuição de aproximadamente 1.800 preservativos.

"Estar em contato com a população é muito valioso para nós alunos, porque ficamos muito tempo na teoria e, quando estamos aqui, ficamos na prática. Temos a oportunidade de ver vários casos, de reforçar a técnica, que também temos na faculdade, mas é muito diferente fazer lá, treinar nos colegas ou em bonecos, e fazer aqui, porque toda pessoa é diferente e a experiência com cada um também é, logo, muito valiosa para os discentes participantes", avalia a discente do 5º período do curso de Enfermagem da UEMG Passos e estagiária voluntária do AMBES, Gláucia Ferreira.

Tags: