Proposta para formação da Frente Parlamentar pela valorização da UEMG é oficializada na ALMG

A audiência pública da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia ocorrida na quinta-feira (6), na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, em Belo Horizonte, terminou com um encaminhamento feito pelos deputados presentes. O requerimento para a criação da Frente Mista Parlamentar pela Valorização da UEMG foi protocolado na ALMG e pretende reunir forças dentre os deputados estaduais em torno das pautas a favor da universidade.

.

presidenta Beatriz Cerqueira MatA deputada Beatriz Cerqueira (PT), presidenta da Comissão, avaliou como positiva a audiência que resultou na proposição da formação da frente em defesa do ensino superior.

“Bancada não é só do agronegócio, das miredoras, da Fiemg. Também temos o direito de construir uma bancada que defende uma educação pública, estatal, de qualidade. Eu faço parte desta bancada com muito orgulho, porque política é lugar de representatividade”, expressou a deputada em sua fala final na audiência, ao destacar a pluralidade de representantes presentes na audiência: “Que essa mesa, em sua pluralidade, que é própria da Educação, possa ser mantida, pois tivermos representação dos professores, dos estudantes e a participação de toda a reitoria. Isso representa o valor que vocês dão a esse trabalho da comissão, muito obrigado”, agradeceu.

.

Deputado Fernando Pacheco MatO deputado Fernando Pacheco (PHS), ressaltou que apesar de não ser prevista no regimento da casa, uma frente tem força para produzir agenda positiva em defesa da instituição.

“Não é um dispositivo regimental, e muitos acreditam que ela não tem valor por causa disso. Eu considero que é um momento de força, porque ela não fica restrita a um protocolo, ou receita padrão. Ela pode trazer para a Assembleia esses momentos e muitos outros de discussão” exemplificou.

Pacheco acrescentou ainda que o objetivo da frente é atuar na valorização da universidade do estado: “Não queremos criar um enfrentamento. Queremos criar um somatório de forças diversas para que todos, com sua ideologia, possam enxergar que educação é a única coisa que pode salvar o nosso país e o nosso estado”.

.

Deputado professor Cleiton MatFormado em História pela UEMG, o deputado estadual Professor Cleiton (DC) lembrou, em seu discurso, dos tempos em que frequentou aulas na universidade. Segundo ele, o ensino público ofertado gratuitamente abre portas e cria condições de mudança de vida para as pessoas. “Quando pensamos em universidade, pensamos em um lugar que recebe pessoas que geralmente não teriam espaço na sociedade. Pessoas que não tinham a mínima perspectiva de fazer parte de uma vida acadêmica. Mas aí, se depararam com a porta de uma universidade que ofereceu a oportunidade de mudar a história de sua vida e de sua família. Quando a gente olha para a universidade, chamada Universidade do Estado de Minas Gerais, isso se concretiza de uma forma mais latente. Sabemos que 77% dos alunos são oriundos de escola pública” lembrou o deputado.

.

Além dos três deputados que estiveram na audiência, outros parlamentares já se posicionaram em favor da frente. A reitoria tem realizado reuniões na busca pela formação da frente e adesão dos legisladores.

Fotos: José Rocha