Texto: Jehnyfer Silva Vaz – estudante de Jornalismo
Imagens: Rogério Medeiros de Souza e Bruno Daher Lima – estudantes de Jornalismo
A 5ª Semana Integrada de Enfermagem, evento promovido pela UEMG Unidade Passos e pelo Instituto Federal - Campus Passos, contou com uma palestra, no último dia 07, dedicada exclusivamente à prevenção do HIV. Os profissionais da área de Saúde e docentes da UEMG, Josely Pinto de Moura e Policardo Gonçalves da Silva, apresentaram a palestra ‘Conhecendo mais sobre as tecnologias de prevenção ao HIV – PrEP/PEP’.
Na ocasião, o público pôde conhecer diferentes formas de prevenção ao HIV e procedimentos necessários no caso de possível contaminação. Em sua apresentação, Josely falou sobre a PEP (Profilaxia Pós-Exposição), que é indicada como medida preventiva após o risco de infecção pelo HIV, como em relações sexuais sem uso de preservativo ou com rompimento do mesmo, violência sexual, acidente com material perfurocortante ou com material biológico.
A palestrante explicou detalhes sobre o uso da PEP e o procedimento para conseguir o medicamento: a pessoa com risco de contaminação deve procurar o Serviço de Saúde de 02 a 72 horas após ter sido exposta ao risco, o tratamento dura 28 dias e precisa ser acompanhado por uma equipe médica. A docente realizou perguntas aos discentes abordando o assunto apresentado e frisou que o uso da PEP é uma medida preventiva de emergência.
Policardo iniciou sua fala sobre a Profilaxia Pré-Exposição explicando que o termo “DST” não deve ser utilizado quando o assunto é HIV, mas ‘IST’, já que o vírus não é uma doença e sim uma infecção. O palestrante frisou os grupos que formam o público-alvo para o uso da PrEP, com destaque para homens que fazem sexo com homens, pessoas trans, trabalhadores(as) do sexo e parcerias sorodiferentes (quando uma pessoa está infectada pelo HIV e a outra não).
A palestra foi realizada no Bloco 01 da UEMG Unidade Passos.