UEMG e Prefeitura de BH assinam convênio para formar professores da rede municipal

A secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte e a Universidade do Estado de Minas Gerais assinaram, nesta quinta-feira (16), um Termo de Cooperação Técnica para a formação em nível superior dos profissionais da Educação da capital. O documento foi assinado pela reitora Lavínia Rosa Rodrigues e pela secretária da pasta Ângela Dalben no gabinete da reitoria, na Cidade Administrativa do governo de Minas Gerais, em Belo Horizonte.

Conforme descreve o Termo, serão ofertadas 470 vagas para o curso de formação de nível superior de graduação em Pedagogia na modalidade a distância. A Faculdade de Educação da UEMG será a responsável pelo curso, que será oferecido por meio do sistema da Universidade Aberta do Brasil (UAB/CAPES). A parceria estabelece que serão priorizados os professores da Educação Infantil que ainda não possuem formação em nível superior.

Para a reitora da UEMG, professora Lavínia Rosa Rodrigues, a parceria traz importantes benefícios para todos os envolvidos. “A nossa Faculdade de Educação (FaE), que historicamente vem formando pedagogos, terá também a oportunidade de contribuir para a formação dos professores da rede Municipal de Belo Horizonte, que trabalha especialmente na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental”, destacou.

O termo de cooperação tem validade de cinco anos, podendo ser prorrogado por meio de aditivo. Ainda segundo a professora Lavínia, a experiência obtida no desenvolvimento dessa parceria vai proporcionar importante crescimento a alunos e professores da FaE. “É importante reafirmar que a Universidade, através da Faculdade de Educação, ganha um protagonismo muito importante no município de Belo Horizonte. Da mesma forma que a gente acolhe as experiências da educação básica para a formação dos nossos estudantes do ensino superior”, enfatizou Lavínia.

Segundo a secretária de Educação Ângela, a iniciativa atende a um importante requisito para ser considerada bem-sucedida. Para ela, a parceria representa “a valorização do profissional da educação e também a valorização da qualidade do ensino público. Nessa linha de raciocínio, nós acreditamos em uma universidade pública como a UEMG, que tem uma história, uma tradição em curso de pedagogia, os melhores cursos de pedagogia do Brasil”, explicou a secretária. Ainda de acordo com Ângela, o curso considera também corrigir possíveis distorções no nível dos profissionais que estão na sala de aula. “Os próximos concursos vão acontecer para nível superior e esses profissionais, que não tinham um curso superior e a graduação, eles ficariam defasados. Nós estamos, além de primando pela qualidade da oferta pública, primando pelo cuidado com profissional da educação e primando também por um fortalecimento da rede pública de educação do país”, enfatizou.

Mais informações sobre o curso e o processo seletivo podem ser obtidas aqui.