Integrantes do Observatório Estadual das Desigualdades de Gênero se reúnem na reitoria

Uma série de ações estão previstas para os próximos meses

Em reunião promovida na tarde dessa terça-feira (16) no gabinete da reitoria da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) integrantes abordaram sobre o andamento dos projetos que estão sendo desenvolvidos no Observatório Estadual das Desigualdades de Gênero.

O projeto tem a missão de contribuir para o fortalecimento dos mecanismos estaduais a fim de estimular o avanço de políticas públicas para as mulheres, além permitir a elaboração e monitoramento de indicadores de gênero nos 17 territórios de desenvolvimento econômico e social do estado.

Dentre as ações previstas para serem desencadeadas nos próximos meses, está a distribuição de uma cartilha para formação do público alvo, o lançamento de um livro contendo dez artigos sobre o tema e um site que será usado como suporte para as ações do programa.

A integrante do observatório, Renata Rosa, acrescentou ainda que há quatro produções audiovisuais em fase de conclusão para somar às atividades de mobilização.

A reitora da Uemg, Lavínia Rosa Rodrigues, que representa uma das instituições de ensino que assinou o termo de cooperação para a criação do observatório, junto com a secretaria de Estado de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania (Sedpac), destacou que a Universidade está de portas abertas para a auxiliar na concretização das ações propostas pelo observatório.

A professora Gisele Issa Safar, da Escola de Design (ED) da Uemg, também esteve presente na reunião e apresentou as peças gráficas que foram criadas por alunos da ED e que serão utilizadas no material a ser distribuído.

Além da Uemg, outras instituições, como Universidade Federal de Minas Gerais (Ufmg), Universidade Federal de Juiz de Fora (Ufjf), PUC Minas e Fundação João Pinheiro também fazem parte do termo de cooperação.