Produto final do Mestrado profissional da UEMG cria projeto ‘Passos + Verde’

Com informações do Correio do Vale do Rio Grande

Em Mestrados Profissionais como o do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (PPGDRMA), da UEMG Unidade Passos, o produto final que se espera dos estudantes é a aplicação de conceitos, métodos, materiais, normas e técnicas para a identificação e solução de questões relacionadas à prática profissional. É o que se viu nesta terça-feira (23/07), quando a Prefeitura de Passos lançou, juntamente com a Universidade do Estado de Minas Gerais, o projeto ‘Passos + verde’. A iniciativa tem relação direta com o PPGDRMA.

O projeto foi idealizado pelo aluno do mestrado Renan Jorge Preto e consiste na ampliação da arborização do município, sobretudo nas áreas mais escassas, por meio de parceria com a iniciativa privada, que será responsável pela aquisição das mudas, seu plantio e manutenção, ações que serão monitoradas pelo acadêmico. Já a Prefeitura aprovará as espécies sugeridas pelo mestrando, indicará os locais de plantio e acompanhará o trabalho. Além de Renan, alunos do curso de Agronomia da UEMG contribuíram com o projeto, no plantio e manutenção das mudas pela cidade.

Para o idealizador do projeto, a arborização traz muitos benefícios para o município, como a limpeza do ar, regulação climática, embelezamento da paisagem, sombreamento das vias de circulação, dentre outros: “Acredito que o projeto irá contribuir com o poder público municipal, visto que a parceria com a iniciativa privada e a Universidade conseguirá expandir a arborização de Passos sem acréscimo de despesas financeiras”, salientou Renan Jorge – que já havia elaborado projeto semelhante para São Sebastião do Paraíso, no sul de Minas (relembre aqui).

“A Universidade, em si, tem o intuito de estimular o desenvolvimento regional e local, aplicando resultados a partir das pesquisas realizadas, e o projeto em questão tem como objetivo trazer a arborização para o município, o que vem de encontro com a qualidade de vida da sociedade, melhorando assim as áreas sociais, ambientais, econômicas e estéticas da cidade”, avalia a coordenadora do Mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente, Rita de Cássia Carvalho.

A intervenção tem como propósito, ainda, estimular a preservação da flora e aumentar a visibilidade e interesse da população neste âmbito, como observa o secretário de Meio Ambiente, Agropecuária e Abastecimento, José Luiz Ribeiro: “Sem dúvidas este projeto foi um grande ganho tanto para a administração quanto para o município, visto que a partir desta parceria, além da expansão da arborização, vamos conseguir uma maior aceitação e contribuição do munícipe”.

Na terça (23), as ações do projeto foram iniciadas com o plantio de 20 mudas de Lofantera, mais conhecida como chuva de ouro, na Avenida Arouca. Mas as ações terão continuidade por toda a cidade.

passos projeto passos verde