Em reunião com docentes que possuem jornada de trabalho de 20 horas, na última quinta-feira (05/09), a Reitora da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), professora Lavínia Rosa Rodrigues, detalhou os procedimentos referentes à solicitação de alteração de carga horária para 40 horas.
O encontro virtual abordou a Resolução CONUN/UEMG nº 634, de 29 de agosto de 2024, que regulamenta a opção pela jornada de trabalho em tempo integral para professores efetivos de tempo parcial.
Durante a reunião, a Reitora destacou que a Resolução foi fruto do movimento docente e ressaltou a importância de seguir os critérios estabelecidos na Resolução, que incluem compensações financeiras e de carga horária disponíveis, priorizando os docentes com maior tempo de efetivo exercício na UEMG e com menor impacto financeiro. Além disso, foram esclarecidos os passos para a formalização da solicitação, a ser realizada junto à Superintendência de Recursos Humanos.
A medida visa atender às demandas dos docentes interessados em ampliar sua jornada de trabalho, respeitando os limites financeiros e as vacâncias decorrentes de exonerações, aposentadorias e falecimentos. A classificação dos pedidos será feita com base em critérios de tempo de serviço e impacto financeiro, garantindo transparência e justiça no processo.