Restrição orçamentária imposta à Fapemig causa prejuízos inestimáveis

No dia 22 de fevereiro de 2019, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) emitiu uma nota informando que, enquanto os repasses financeiros garantidos constitucionalmente não fossem regularizados, seria realizada a prorrogação de ofício automática de todos os projetos aprovados e não pagos. Os projetos vinculados ao Programa Pesquisador Mineiro (PPM) e editais Universal tiveram o pagamento interrompido, e a implantação de bolsas de iniciação científica e iniciação científica júnior foram suspensas, bem como as bolsas de mestrado e doutorado.

Após a emissão da nota, o Fórum Mineiro das Instituições Públicas de Ensino Superior veio a público se manifestar, pontuando as implicações e os prejuízos causados à ciência mineira, em comunicado que também foi assinado pela gestão da Universidade do Estado de Minas Gerais. Diversas iniciativas de repúdio e protesto ganharam espaço em ambientes públicos, principalmente nas Instituições de Ensino Superior, a exemplo do encontro que reuniu, no dia 08 de março, na UFMG, representantes de universidades e institutos científicos de Minas Gerais, incluindo a UEMG, a fim de avaliar e discutir a situação da Fapemig e propor encaminhamentos ao governo estadual e à bancada mineira na Câmara Federal.

Em 28 de fevereiro, a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da UEMG, Magda Lucia Chamon, emitiu um comunicado reforçando o posicionamento de apoio da Universidade à Fapemig, e pontuou: “Com os cortes anunciados, pesquisadores de todas as universidades mineiras verão seus projetos interrompidos, destruindo-se o trabalho de anos. Também deixarão de ser formadas novas gerações de pesquisadores, o que compromete o futuro da Ciência mineira”. Outras iniciativas surgiram no contexto da UEMG, como a de grupos de professores da Unidade Acadêmica de Frutal, que realizaram uma campanha contra a suspensão de bolsas de iniciação científica – Fapemig.

No dia 15 de março, a UEMG publicou o resultado do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Edital 08/2018 PIBIC/FAPEMIG/UEMG) e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Júnior (Edital 09/2018 BIC.JR/FAPEMIG/UEMG). Até o presente momento, não há previsão de implantação das 180 bolsas previstas no Edital 08/2018 e das 60 bolas no Edital 09/2018, fato que compromete a continuidade e a inovação das pesquisas institucionais e prejudica a manutenção de estudantes na Universidade, em muitos casos, dependentes do valor da bolsa.