Escola Guignard realiza evento ligado ao quilombo urbano Manzo

No dia 11 de novembro foi realizado o evento “Amigos do Manzo”, como parte das atividades do projeto de extensão “O Álbum de receitas do Manzo” desenvolvido pela professora Daniela Goulart e as estudantes Thais Geckseni e Marina Brasil da Escola Guignard. O projeto tem ainda a parceria do Instituto Undió, sob coordenação da Professora Thereza Portes.

O evento, que teve o apoio da Pró-reitoria Reitoria de Extensão por meio dos seus recursos junto à FADECIT, aconteceu no terreiro de Candomblé Manzo em Santa Luiza, parte do quilombo urbano Manzo Ngunzo Kaiango, situado em Santa Efigênia, Belo Horizonte e teve inicio às 10h da manhã com a mesa de chá de Thereza Portes. Neste primeiro momento foram entregues as doações e a matriarca Mãe Efigênia e sua filha Makota Cássia apresentaram a história do quilombo. A importância da religião do Candomblé como elemento de resistência política e racial foi destacada, assim como os contínuos esforços que a comunidade tem feito para preservar sua ancestralidade e territorialidade.

A atividade do bordado coletivo do grupo Linhas do Horizonte foi desenvolvida durante todo o evento. Foi realizado ainda um passeio com o agrônomo Evandro Ferreira que contribuiu com informações sobre horta comunitária e compostagem. A oficina de boneca Abayomi, ofertada por Eda Costa, despertou especial interesse: a história de Abayomi remete aos navios negreiros, pois as bonecas eram feitas pelas mulheres escravizadas com pedaços de panos de suas vestimentas (sem costura alguma, apenas nós e tranças) para entreter seus filhos.

Todas as atividades contaram com a participação dos visitantes e da comunidade, criando um envolvimento maior nas questões étnico-raciais, na preservação da memória de matriz africana, repassando também a herança indígena como parte do sincretismo religioso e resistência cultural.

Mãe Efigênia com Eda Costa

Oficina de construção de bonecas Abayomi