Estudo de caso realizado por estudante e professora da UEMG Divinópolis é apresentado em congresso internacional

A professora Elaine Azevedo, do curso de Psicologia da UEMG Unidade Divinópolis, esteve presente no 8º ENAPOL – Encuentro Americano de Psicoanálisis de La Orientacion Lacaniana e no 20º Encuentro Internacional del Campo Freudiano, realizados nos dias 14 e 15 de setembro, no Hotel Hilton, em Buenos Aires, na Argentina.

O tema 'Asuntos de família sus enredos em la práctica' foi abordado durante os dois dias de evento. Na ocasião, a UEMG foi representada durante apresentação do estudo de caso de uma vivência de estágio da estudante do curso de Psicologia Vanilza Oliveira, supervisionado pela professora Elaine e intitulado 'Monster High, a mãe cadáver e seus efeitos mortíferos'. “Esse trabalho foi desenvolvido durante atendimentos clínicos feitos no estágio curricular que fazem parte da grade do 9º período do curso de Psicologia, sob minha supervisão, e contou com a contribuição de Juliana Marçal, psicóloga atuante na área de atendimento clínico”, explicou Elaine.

O desenvolvimento deste trabalho cumpriu o seu principal objetivo, que é integrar a Universidade com a comunidade local, segundo contou a professora: “Esse trabalho mostra a importância do trabalho dos alunos nos diversos campos de estágio e da Universidade e o seu papel social, aqui representado pelos atendimentos realizados na comunidade pelos estagiários e supervisionados pelos professores. Por fim, a importância de uma escuta alinhada entre aluno e professor de estágio, para que sejam possíveis produções acadêmicas que extrapolem os muros da Universidade”.

Os eventos foram promovidos pela Escuela de la Orientación Lacaniana (EOL).

Foto: Arquivo pessoal da professora Elaine Azevedo