Error
Em reunião realizada nesta terça-feira (7/5), em Belo Horizonte, a Gestão Superior da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) e a Associação dos Docentes da UEMG – seção sindical do ANDES-SN (ADUEMG) discutiram as pautas apresentadas pelo movimento. A reunião contou com a presença da Reitora Lavínia Rosa Rodrigues, do Vice-Reitor Thiago Torres, do Presidente da ADUEMG, professor Túlio Lopes, e outros representantes da categoria docente e da gestão da Universidade.
As demandas apresentadas pelo sindicato e pelo comando de greve incluem um cronograma para a realização de concursos e nomeações, autonomia universitária e dedicação exclusiva como opção para todos os docentes, gratificações para funções de gestão, recomposição ao orçamento da Universidade, aumento da ajuda de custo, manutenção da ajuda de custo em licenças e afastamentos, pagamento por titulação para contratados e possibilidade de alteração da jornada de trabalho de 20 para 40 horas.
Com relação aos concursos públicos, a Reitora Lavínia destacou a importância da participação dos docentes nas bancas e aplicação de provas e acrescentou que no último mês a universidade publicou um edital com nove vagas que, somado aos outros 37 editais publicados desde o início da gestão, representará o ingresso de mais de 500 novos servidores efetivos na UEMG. Outros seis editais para o preenchimento de 60 vagas estão em fase final e devem ser publicados nos próximos dias.
Durante a reunião, a representação docente reforçou a necessidade de autonomia universitária, em especial a formalização, por Decreto, da alteração do Estatuto da Universidade aprovada pelo Conselho Universitário e que garante a opção por dedicação exclusiva para todos os docentes. Nesse sentido, a Reitora Lavínia expôs os diversos esforços e encaminhamentos da gestão no intuito de efetivar a alteração e propôs a criação de um Grupo de Trabalho, a ser formado com integrantes técnicos da reitoria e indicações da ADUEMG, para construir alternativas viáveis para a que a atual situação seja superada e os devidos dispositivos legais sejam editados.
No que diz respeito à ajuda de custo, o presidente da ADUEMG apresentou o pleito levado à SEPLAG, de aumento do valor diário. A Reitora apontou que, atualmente, todos os servidores da UEMG recebem diariamente R$ 75 em ajuda de custo, o que representa pouco mais de R$ 40 milhões do orçamento da Universidade. O aumento pleiteado pelo comando de greve aumentaria o montante necessário para arcar com essa verba indenizatória, exigindo uma suplementação correspondente ao orçamento da UEMG por parte do governo estadual.
Ainda sobre a situação financeira e orçamentária, o secretário da ADUEMG, Cássio Diniz, solicitou o apoio da Reitoria com relação ao aumento do orçamento da universidade e ao pleito de 1% da receita estadual. A Reitora e o Vice-Reitor apontaram que eventuais cortes orçamentários podem ter impacto em auxílios e investimentos e reforçaram o compromisso da gestão na busca contínua por mais recursos e melhores condições para a Universidade.
Sobre a questão da mudança de jornada de trabalho de 20 para 40 horas semanais, foi definido em reunião realizada na última semana a criação de um grupo de trabalho com integrantes da ADUEMG, AdUnimontes, UEMG, Unimontes, SEGOV, SEPLAG e SEE, com vistas a superar, em definitivo, os entraves administrativos para o atendimento do pleito de diversos docentes. Com relação à manutenção do pagamento de docentes conforme a titulação, em reuniões anteriores, a Seplag se comprometeu em manter o que já é praticado pela universidade, conforme demanda da Reitora e da ADUEMG.
Por fim, a Reitoria apresentou ao comando de greve uma lista de serviços essenciais para a manutenção de algumas atividades que, caso paralisadas, podem gerar prejuízos à comunidade acadêmica. O sindicato se comprometeu a colocar a lista em apreciação na próxima assembleia.
Participaram da reunião:
- Lavínia Rosa Rodrigues (Reitora)
- Thiago Torres (Vice-Reitor)
- Moacyr Laterza (Pró-Reitor de Extensão)
- Vanesca Korasaki (Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação)
- Welessandra Benfica (Pró-Reitora de Graduação)
- Rafael Maia (Superintendente de Recursos Humanos)
- Jean Nogueira (Procurador Jurídico)
- Túlio Lopes (Presidente da ADUEMG)
- Cássio Diniz (Secretário-Geral da ADUEMG)
- Wilma Lucena (Diretora da ADUEMG e da Regional Leste do ANDES-SN)
- Juliana Guimarães (Docente do comando de greve)
- Cristiana Fonseca (Docente do comando de greve)
Errata: Diferente do que informamos na nota publicada ontem (6/5), a próxima reunião do comando de greve com a Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag-MG) ainda não tem data definida.