Projeto da Escola de Design com bordadeiras gera produtos de moda com resíduos têxteis

O Projeto de extensão "Uso do design em novas gerações de produtos têxteis" idealizado e coordenado pela professora Andreia Salvan apresentou como resultado uma coleção de produtos de acessórios de moda com uso de resíduos feito pela comunidade de bordadeiras de Mariana (MG).

Resíduos das marcas de moda mineiras como Maracujá, Alphorria e Tiê foram transformados em bolsas de festa com aplicação de técnicas artesanais de bordado tradicional daquela comunidade. Além da capacitar as artesãs no que diz respeito à metodologia de design, o projeto criou uma identidade de marca para grupo com identidade visual , desenvolvido por alunos voluntários do curso de design gráfico da Escola de Design da UEMG.

A marca das Marias foi desenvolvida por duas alunas voluntárias do projeto do curso de design gráfico e duas bolsistas do curso de design de produto as quais tiveram aprendizado quanto ao planejamento de coleção, planejamento de custos e de inserção do produto no mercado de moda. O projeto atua nos pilares da sustentabilidade tanto no âmbito social por trabalhar com a comunidade, ambiental por utilizar resíduos têxteis gerados pela indústria de confecção de moda e econômico por capacitar a comunidade gerando renda e autonomia.

Leia a matéria na íntegra na página eletrônica da Escola de Design da UEMG.