Curso de Extensão na área de educação inclusiva da UEMG Divinópolis é finalizado

Foi finalizado, no último dia 2 de dezembro, o curso Formação complementar do professor da rede de ensino regular: anos iniciais do ensino fundamental – O saber, o aprender e o fazer na perspectiva inclusiva – Ênfase na deficiência intelectual, projeto de Extensão na área de inclusão educacional da UEMG Divinópolis, realizado pelo curso de Psicologia da Unidade.
    De acordo com o professor Márcio Pereira, coordenador do projeto, o curso, iniciado em agosto, teve o objetivo de contribuir com a formação complementar dos professores da rede pública de ensino em relação à inclusão de alunos com deficiência, especificamente a deficiência intelectual, colaborando com a relação ensino/aprendizagem na diversidade escolar.

O curso contou com a participação de 62 professores de diversos municípios da região do Centro-Oeste Mineiro, dentre os quais Divinópolis, Dores do Indaiá, Itapecerica, Itaúna, Oliveira, São Gonçalo do Pará e São Sebastião do Oeste. “A iniciativa desse projeto beneficiou não só os professores, como os alunos, os familiares, enfim, toda a comunidade escolar. Para 2018, espera-se, mediante a proposta do projeto, o acompanhamento de uma escola em relação ao apoio aos alunos, à família e aos professores, com palestras, encontros, orientações em relação à aprendizagem, ao ensino e ao comportamento do aluno com deficiência intelectual e a oferta do curso Autismo e inclusão educacional”, ressaltou o professor.

Para a professora Solange Nunes Nogueira Silva, da Escola Estadual São Francisco de Assis, de Divinópolis, o curso proporcionou um olhar diferenciado aos participantes sobre como lidar com a inclusão de uma forma geral. “O curso possibilitou uma aprendizagem significativa para a formação docente a respeito da inclusão de alunos com deficiência intelectual, deixando, com clareza, temas complexos, como o Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) e a aprendizagem da pessoa com deficiência e o ensino na sala de aula. Toda a escola ganhou através desta formação, pois serei uma multiplicadora”, assinalou.

O curso contou com o apoio dos estudantes de Psicologia da Unidade Ana Cláudia Soares Silva, Ana Maria Silva Ferreira, Marcelo Henrique Nogueira da Costa, Thayná Millene da Silva Simões e Vivian Letícia de Paula.