Com uma vasta programação voltada para diversos tipos de jogos matemáticos, foi realizada, no dia 7 de dezembro, a inauguração do Laboratório de Matemática da UEMG Divinópolis. O evento contou com a participação de estudantes e professores de vários cursos da Unidade.
A coordenadora do curso de Matemática da Unidade, professora Patrícia Milagre de Freitas, ressaltou que o objetivo principal do laboratório é realizar a integração dos estudantes e professores com a comunidade. “Pretendemos levar à comunidade projetos desenvolvidos por estudantes e professores da Unidade, buscando melhorar a qualidade do ensino e da aprendizagem na área da Matemática”, comentou a professora. “É importante ter um espaço para desenvolver trabalhos e materiais para auxiliar no ensino da aprendizagem de Matemática. Há vários jogos e outros produtos desenvolvidos pelos estudantes e que estavam guardados onde eles não tinham acesso. Com este espaço, os alunos poderão observar estes jogos e aprender a utilizá-los, além de desenvolver novas técnicas, habilidades e jogos, com outras metodologias de ensino”, acrescentou.
O evento, que contou com espaço para jogos de cartas e tabuleiros, no saguão do bloco administrativo da Unidade, e jogos digitais, no próprio laboratório, resultou dos trabalhos desenvolvidos pela disciplina Bases Pedagógicas do Trabalho Escolar e Prática Docente, ministrada pela professora Gracielle Antunes de Araújo.
O laboratório está instalado na sala 114 (bloco 1) da Unidade. A programação do espaço será divulgada no começo do semestre letivo de 2018.
Congresso
Os estudantes Fabiana Ferreira Santana, Luciano de Oliveira Santos e Mauro Henrique Simões dos Santos, do 5º período do curso de Matemática da UEMG Unidade Divinópolis, participaram do 7º Congresso Internacional do Ensino de Matemática (CIEM), realizado entre os dias 4 e 7 de outubro, no Campus de Canoas (RS) da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra). Durante o evento, os estudantes apresentaram trabalhos desenvolvidos na disciplina Seminário Interdisciplinar II e orientados pela professora Gracielle.
Realizado a cada três anos, o CIEMG busca, entre outros objetivos, divulgar trabalhos na área da Educação Matemática da América Latina e proporcionar trocas de experiências entre professores e pesquisadores.