Conforme anunciado no início deste mês, a Universidade do Estado de Minas Gerais foi convidada a participar do Fórum Internacional de Gestão da Natureza e Conservação do Patrimônio Natural Mundial, sediado na Universidade de Mineração de São Petersburgo durante o início do mês de dezembro. Representaram a Universidade os docentes Gustavo Henrique Gravatim Costa (Frutal), Douglas Siqueira Freitas (Ituiutaba) e a coordenadora-geral do Núcleo de Inovação Tecnológica e Transferência de Tecnologia (NIT/UEMG), a professora Fernanda de Oliveira Bustamante (Divinópolis).
E foi justamente a fala da coordenadora do NIT-UEMG durante o evento que chamou a atenção de Diego Monterrey, responsável pela matéria "Por que centenas de cientistas da América Latina e da África vieram à Rússia?". A reportagem, publicada na página Форпост Северо-Запад, traz um panorama dos debates e discussões apresentados durante o evento internacional e conjectura os benefícios que poderiam surgir de uma parceria entre as diversas instituições presentes.
Nesse contexto, o depoimento de Fernanda evidencia o interesse da UEMG em estabelecer um vínculo de longa duração entre as instituições, que propicie tanto a realização de estudos e pesquisas sobre a temática, quanto a possibilidade de intercâmbio e formação de especialistas geoambientais capazes de identificar, impedir ou mitigar o impacto antropogênico no meio ambiente.
A publicação menciona o episódio do rompimento da barreira de rejeitos da mineradora Samarco ocorrido na cidade de Mariana, em 2015, e como o incidente gerou aprendizados que podem ser compartilhados entre as instituições e nações.
"Queremos desenvolver a cooperação com a Rússia realizando pesquisas conjuntas em ecologia, geologia, mineração e metalurgia e, em troca, estamos prontos para compartilhar nosso próprio know-how. O intercâmbio acadêmico entre universidades continua sendo muito importante", defende. "O ideal é que continuem seus estudos em nível de graduação e pós-graduação em programas online e offline, em russo ou inglês", explica.
Error
A publicação, que está em inglês, pode ser acessada neste link.
Imagens: © Форпост Северо-Запад
.
Confira algumas fotos do arquivo dos docentes.
Error
.