Três docentes representam a Universidade do Estado de Minas Gerais em evento na Rússia que debate o "Manejo Natural e Preservação do Patrimônio Natural Mundial" (em tradução livre de "Gestión Natural y Preservación del Patrimonio Mundial Natural") na Universidade de Mineração de São Petersburgo, na Rússia (Mining University/Unesco).
.
Error
.
A abertura do fórum dedicado ao 50º aniversário da Convenção da UNESCO sobre a Proteção do Patrimônio Mundial Cultural e Natural, ocorreu nesta sexta-feira (2/12). Representando a UEMG, participam do evento a professora Fernanda de Oliveira Bustamante (Divinópolis), atual Coordenadora-Geral do Núcleo de Inovação Tecnológica e Transferência de Tecnologia (NIT), além dos docentes Gustavo Henrique Gravatim Costa (Frutal) e Douglas Siqueira Freitas (Ituiutaba).
O evento termina no próximo dia 4 de dezembro e tem o objetivo de possibilitar a troca de experiências na implementação de tecnologias que minimizem o impacto da ação do homem no meio ambiente e as emissões de gases de efeito estufa. Segundo a professora Fernanda Bustamante, que desembarcou na Rússia na quinta-feira (1/12) a participação da UEMG no evento "amplia a visibilidade da nossa Universidade, do nosso estado e do país no contexto internacional e nos coloca como protagonistas dos debates sobre as questões climáticas".
No total, mais de mil pessoas participam da conferência, das quais cerca de 600 estão presencialmente em São Petersburgo. O principal desafio proposto aos participantes é desenvolver soluções que visem aumentar a sustentabilidade do desenvolvimento humano, ou seja, aumentar a eficiência da extração e processamento dos recursos naturais e, ao mesmo tempo, reduzir o impacto negativo do complexo de recursos minerais nos ecossistemas.
A participação da UEMG se deu a partir de um convite enviado pela Mining University/Unesco e articulado pela Assessoria de Intercâmbio e Cooperação Interinstitucional (AICI), sem custos financeiros para a Universidade. De acordo com a professora Lígia Freitas de Barros, Assessora da AICI, houve um trabalho intenso para viabilizar a viagem dos docentes. "A expressiva representação da UEMG no Fórum Internacional da Mining University /Unesco enaltece a qualidade de nossos pesquisadores e fortalece a ascensão internacional da UEMG, a colocando no mesmo patamar de reconhecidas universidades estrangeiras."