O 68º Fórum Nacional de Reitoras e Reitores da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem) teve início na última quarta-feira, 30 de novembro. O evento, que seguiu até o sábado, 3 de dezembro, foi realizado em Curitiba, no Paraná, com organização da Universidade Estadual do Paraná, em parceria com a Abruem e apoio da Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná. Ao todo, o evento reuniu mais de 70 representantes de Instituições de Ensino Superior (IES) filiadas à Abruem.
Durante a abertura oficial do Fórum, o presidente da Abruem, Francisco do O’ de Lima Júnior, explicou que esse Fórum realça dois aspectos importantes que se integram à questão do papel desempenhado pelo sistema Abruem.
“O primeiro desses aspectos é o fato de sermos recepcionados na unidade da federação com maior rede de instituições estaduais de ensino superior e a segunda unidade da federação em número de afiliados da Abruem… O segundo aspecto é a atual conjuntura marcada pelas expectativas do contexto de reconstrução institucional dos instrumentos, espaços, programas, recursos e defesa da ciência, do conhecimento, da civilidade em torno desses, da educação em todos os seus níveis e a sua recomposição como estratégia de projeto de nação humanizado e com redução de assimetrias”, destacou.
O presidente afirmou que serem recepcionados no Paraná tem um sentido importante. Ele ressaltou que a ação desenvolvida pelas IES Estaduais paranaenses na promoção do desenvolvimento sustentável, com a presença em todas as regiões do Estado, avançando em diálogos interinstitucionais e protagonizando agendas importantes para além da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, é uma representação do que é a Associação e do que as universidades estaduais e municipais têm feito não só no Paraná, mas Brasil afora.
“Criatividade, inclusão, inovação, integração internacionalizada, as conexões com as comunidades de inserção em que atuamos, são alguns dos elementos que formam os caminhos de transformação e permitem chegar ao delineamento dessa nova conjuntura que viveremos a partir de agora”, completou Lima Júnior.
Solenidade de abertura
Durante a solenidade, a reitora da Unespar, professora Salete Machado Sirino, deu as boasvindas e apresentou a Instituição aos presentes. “A Unespar é uma universidade pública estadual composta por sete campi que atendem grandes regiões do Paraná. Estamos presentes em seis cidades do estado... Nossa comunidade acadêmica compõe-se de mais de 10 mil estudantes, mais de 70 cursos de graduação, mais de 10 mestrados e importantes projetos para futuros doutorados”, elencou.
Salete reforçou que as instituições públicas de ensino superior possuem um papel sensível, “já que na maioria dos países não se limitam apenas ao ensino, mas desenvolvem pesquisa e extensão, promovendo o avanço científico, artístico, cultural, socioeconômico e mantêm o contato com a sociedade, por meio de serviços altamente especializados. Cumprimento a todas e todos os dirigentes aqui presentes pela dedicação, esforço pessoal, coragem e determinação, na representação de nossas universidades, frente aos grandes desafios em defesa do Ensino Superior público, gratuito, de qualidade e inclusivo”.
Dentre as figuras que compuseram a mesa de abertura, estava Aldo Nelson Bona, superintendente-geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) do Paraná e ex-presidente da Abruem, que aproveitou a ocasião para lançar e assinar o documento da Política de Extensão no Paraná.
Em seguida, ocorreu a assinatura oficial dos documentos, com a presença do presidente da Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior Público (Apiesp) e reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), professor Miguel Sanches Neto, e com a vice-coordenadora do Forproex-Sul e pró-reitora de Extensão e Cultura da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Fabiana Regina Veloso.
Entre as autoridades presentes na abertura do Fórum ainda estavam o presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Marcelo Lopes Pontes; o vice-presidente da Abruem e reitor da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), professor Odilon Máximo de Morais; e a pró-reitora de Extensão e Cultura (Proec) da Unespar, professora Rosimeire Darc. A reitora e o vice-reitor da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Lavínia Rosa Rodrigues e Thiago Torres Costa Pereira, também participaram do evento.
Condecorações
Durante a cerimônia de abertura, houve ainda homenagem à reitora da Unespar, com a entrega de placa alusiva ao 68º Fórum Nacional de Reitoras e Reitores da Abruem, pelas mãos do presidente da Associação. Dando continuidade às condecorações, aconteceu a entrega de medalhas e do diploma de associado honorário da Abruem, aos reitores e reitoras que concluíram seus mandatos.
Foram homenageados: Sebastião Lázaro Pereira, reitor da Universidade de Rio Verde entre 2013 e 2020; Rubens Cardoso da Silva, reitor da Universidade do Estado do Pará de 2017 a 2021; e o ex-vice-presidente da Abruem, Pedro Henrique Falcão, reitor da Universidade de Pernambuco entre 2015 e 2022.
A Abruem também entregou certificados aos palestrantes e mediadores do evento e recebeu homenagem da Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG). O presidente da ANPG, Rogean Vinicius Santos Soares, exdiscente da Universidade de Pernambuco, apresentou, durante o último dia de evento, o Plano Nacional Anísio Teixeira, proposta da Associação Nacional para a reconstrução do Brasil a partir da valorização da ciência nacional.
Fórum
O Fórum teve como objetivo debater os rumos do Ensino Superior no Brasil, a ciência e a tecnologia, assim como proporcionar um espaço de trocas pedagógicas. Ao final do segundo dia de evento foi realizada reunião do Conselho Pleno da Abruem.
Durante os três dias de eventos foram realizadas discussões extremamente ricas que abordaram diversas temáticas, entre elas: “Ciência, Tecnologia e Ensino Superior no Paraná”; “Práticas e Experiências de Inovação Pedagógica”; “Uso das Tecnologias Digitais no Ensino Híbrido na Graduação e Pós-Graduação e nas estratégias de Comunicação das Universidades Estaduais e Municipais”; “Experiências das IES da Abruem”; “Enfrentamentos nas Questões de Evasão versus Manutenção de Estudantes de Graduação”; e “Políticas Estudantis e Direitos Humanos”.
Error
Assessoria de Comunicação Social da Abruem, com informações de Marina Santos Daum,da Unespar