As universidades desempenham um papel fundamental no fortalecimento da agricultura familiar por meio de ações como os "Dias de Campo". Esses eventos representam uma oportunidade valiosa para a troca de conhecimentos, formação de parcerias, conhecimento de tecnologias e experiências entre acadêmicos, pesquisadores e agricultores, gerando benefícios significativos para a comunidade agrícola.
Por meio de ações de extensão a UEMG-Unidade de Ubá leva informação até o campo voltada às necessidades da comunidade rural e ao mesmo tempo capacita estudantes na área de química, biologia e design com assuntos relacionados a sustentabilidade os tornando egressos com pensamento crítico e vivência fora dos muros da universidade.
As atividades fazem parte do plano de ação do Projeto Conexão Mata Atlântica, vinculado à Pró-Reitoria de Extensão, que fomenta bolsas de estudo para estudantes em curso e materiais diversos para a realização do projeto. Além disso, o projeto conta com o apoio do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ubá e com o Projeto Rede TEVap que é uma rede de pesquisa e desenvolvimento entre UEMG/Ubá a Universidade Federal de Viçosa e o Instituto Federal Sudeste-Campus Rio Pomba, com apoio financeiro da FAPEMIG.
Assim a extensão rural representa uma ferramenta valiosa para capacitar e apoiar a agricultura familiar, fortalecendo assim os alicerces da segurança alimentar e do desenvolvimento rural sustentável.
Equipe de trabalho
Profª. Michelle de Sales Moreira (coordenadora do projeto)
Profº Kenedy Antônio de Freitas
Profª Rodrigo Bicalho Mendes
Profª Tais Alves Coutinho Estudantes
Bolsistas
Amauri Junior Moreira Machado
Emmanuelly Soares Zoppelaro
João Paulo Natalino de Oliveira Silva
Laura de Oliveira Lauria
Sérgio Túlio de Assis Vieira