Noticias

Projeto colaborativo entre UEMG e UnB reúne aplicativos livres para uso na educação

Redes sociais, buscadores, aplicativos de mensagens e outros recursos virtuais voltados a educadores e ainda pouco difundidos acabam de ser compilados como resultado de um trabalho conjunto de professores e estudantes de Pedagogia da Universidade do Estado de Minas Gerais e da Universidade de Brasília (UnB). O material, centrado em redes e aplicativos desenvolvidos em software livre, foi disponibilizado agora, no final de julho, no portal Escolha Livre, da Iniciativa Educação Aberta.

Os alunos de Pedagogia autores dos novos tutoriais foram orientados pela Prof.ª Janaina Diniz, da UEMG Unidade Ibirité, e pelo Prof. Tel Amiel, da UnB, ambos colaboradores da Iniciativa Educação Aberta. O projeto de cooperação entre os dois docentes entra no terceiro semestre.

Os alunos de ambas as instituições se auto-organizam em grupos de trabalho por interesse. Ao longo de 4-6 semanas participam de aulas síncronas, reuniões em grupo com os professores e fazem uso de diversas ferramentas livres como Jitsi e Etherpad para trabalhar em grupo e construir um projeto final, licenciado de forma aberta.

De acordo coma a Profa. Janaina Diniz, o projeto possibilita interação e troca de experiências de estudantes do curso de Pedagogia que estão em instituições distintas e geograficamente distantes. “Para além disso, permite que os futuros professores conheçam, reflitam e usem as tecnologias de forma crítica e emancipatória”.

Além de conhecer e utilizar as ferramentas, os alunos produzem relatos e análises críticas, partindo de questões como privacidade, vigilância, liberdade e abertura na educação.

“O projeto me proporcionou oportunidade para desenvolvimento de habilidades na utilização de softwares livres de comunicação, edição e compartilhamento. Possibilitou conhecimentos sobre a importância de ensinar sobre o uso dessas ferramentas na educação, afim de fortalecer a formação e trabalho docente”, ressaltou Ana Lopes, aluna da UEMG,

Foram criados tutoriais de introdução às seguintes plataformas: Pixelfed (compartlihamento de fotos/stories), Peertube (vídeos), Duckduckgo (buscador), Nextcloud (drive), Diaspora (rede social), Mastodon (microblog) e Element (mensagens).

O Escolha Livre foi lançado em 2020 pela Iniciativa Educação Aberta com apoio da UNESCO Brasil. Tem como objetivo ser um portal de conhecimento sobre os Recursos Educacionais Abertos e o Software Livre na educação. Agrega tutoriais, podcasts, vídeos e textos que auxiliam professores e alunos a incorporar práticas abertas na educação.

Com informações da Iniciativa Educação Aberta

Tags: