Unidade Carangola | Oficializada representação em Comitê de Bacia Hidrográfica

Com informações da UEMG Carangola

Instituído em 2006 como um órgão integrante do Sistema Estadual de Gerenciamento de Recursos Hídricos (SEGRH-MG), o COMPÉ passa a contar com a participação de professoras da área de Geografia Física do curso de Licenciatura em Geografia: a mestre Thayana Caus, membro titular, e a Prof.ª Dra. Mariana Domingues, membro suplente. Assim como os demais membros, as docentes da Universidade terão a responsabilidade de contribuir nas discussões e tomadas de decisão que visem ao compartilhamento de responsabilidades entre poder público, usuários e sociedade civil – o principal objetivo do Comitê é desenvolver ações para uma gestão participativa e descentralizada, considerando as políticas estaduais de recursos hídricos e as competências constitucionais e legais do SEGRH-MG.

Para Carangola, município pertencente a bacia do Rio Muriaé, esta participação se concretiza como algo extremamente importante, uma vez que potencializa e legitima a participação no cenário dos debates sobre recursos hídricos e gestão compartilhada e descentralizada.

Desta forma, são incentivadas iniciativas do poder local e regional relacionadas a projetos, pesquisas e atividades de extensão junto à Universidade que representem os interesses da sociedade civil, como estações de tratamento de esgoto; mapeamento e estudos de áreas inundadas; gestão de resíduos sólidos; etc.

Microbacia
    Atendendo a mais de 837 mil habitantes, a Microbacia do Rio Muriaé faz parte da bacia hidrográfica do rio Paraíba do Sul e abrange uma área territorial compreendida entre 65 municípios, sendo um deles Carangola. O rio principal que corta essa cidade, e recebe este mesmo nome, corresponde a um importante afluente e compõe a sub-bacia do rio Muriaé.

Para mais informações, acesse: http://www.compe.org.br

Webp.net resizeimage

Tags: