Assembleia debate a importância das nomeações nos concursos da UEMG

Na manhã de hoje (18/06), a Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais promoveu uma reunião extraordinária para debater a importância das nomeações de candidatos aprovados em concurso público para a Universidade do Estado de Minas Gerais.

Conduzida pela presidenta da Comissão, Deputada Beatriz Cerqueira (PT), o encontro foi transmitido pelo Youtube e contou com a participação de membros efetivos da Comissão, de representantes da Associação dos Docentes da UEMG (Aduemg) e de professores concursados nos editais de 2014, 2018 e 2019, além da reitora da UEMG, Prof.ª Lavínia Rodrigues e do vice-reitor Prof. Thiago Torres.

Por meio de seus representantes, o Coletivo de Professores Concursados pela Nomeação defendeu na reunião a necessidade de o Estado garantir a nomeação de mais professores concursados para a UEMG tendo em vista a disponibilidade orçamentária, as prescrições da legislação, bem como as demandas da própria instituição que não podem ser desenvolvidas por profissionais de contrato temporário, tais como o planejamento e consolidação de atividades de pesquisa e extensão, e a captação de recursos por meio de agências de fomento com a Fapemig.

Em sua fala, a reitora celebrou os recentes avanços na discussão, incluindo a nomeação de mais 180 professores e a aprovação de concurso para o curso de Medicina, anunciada ontem, e ressaltou o bom diálogo com o governo do estado. “Entendemos que atos como esse são um reconhecimento à importância da Universidade, que é uma instituição de resistência”. E aproveitou para valorizar a articulação contínua em torno do fortalecimento da UEMG: “Debates como o de hoje são motivadores porque nos trazem o chamamento para pensar uma instituição sempre sintonizada com seu tempo”. Sentimento compartilhado pelo vice-reitor, Prof. Thiago: “É sempre muito bom, e uma honra para nós, discutir a UEMG na Assembleia. É importante manter a instituição na vitrine. É algo que nos amadurece”.

Convidados para o evento, os secretários de Estado Mateus Simões, da Secretaria-Geral do Estado de Minas Gerais, Gustavo de Oliveira Barbosa, da Secretaria de Estado de Fazenda, e Igor Mascarenhas Eto, da Secretaria de Estado de Governo, foram representados pela chefe de gabinete da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão, Sílvia Caroline Listgarten.

Tags: ,